Salve, salve minhas queridas capivaras.
A divisão dos pesos-pesados terá um novo campeão interino na noite de hoje quando Derrick Lewis e Ciryl Gane se enfrentam pelo título na luta principal do UFC 265 no Toyota Center, em Houston, nos Estados Unidos.
Atual 2º colocado no ranking da categoria, Lewis chega para seu segundo title shot na organização embalado por quatro vitórias seguidas, sendo as mais recentes os nocautes sobre Curtis Blaydes e Aleksei Oleinik. Ele ainda tem um triunfo sobre o campeão linear Francis Ngannou no currículo.
Gane, por sua vez, venceu todas as seis lutas que fez no Octógono e tem entre suas principais vítimas nomes como Junior Cigano, Jairzinho Rozenstruik e, mais recentemente, Alexander Volkov. O francês está invicto no MMA com nove triunfos.
Na segunda principal atração da noite, a campeã-dupla Amanda Nunes iria colocar o título do peso-galo em jogo pela sexta vez em duelo com Julianna Peña.
Entretanto, por conta de um teste positivo para COVID-10, a disputa do cinturão peso-galo entre Amanda Nunes e Julianna Pena será remarcada para uma data futura.
O co-main event do UFC 265 será agora a batalha entre os Top 10 do peso-galo José Aldo e o compatriota Pedro Munhoz.
Em dezembro de 2019, José Aldo optou por descer para os galos após construir grande parte de sua carreira no peso-pena (66 kg), onde foi campeão no WEC e no UFC. Na categoria, o manauara acumula uma vitória e duas derrotas. Em julho de 2020, o ‘Campeão do Povo’ teve a chance de somar mais um título ao seu currículo, quando disputou o cinturão vago da divisão, mas acabou superado por Petr Yan. Em sua recente aparição, em dezembro do ano passado, o atleta derrotou Marlon Vera, por pontos.
Veterano na divisão do peso-galo, Pedro Munhoz espantou a sequência de derrotas e voltou a vencer pelo Ultimate em sua última apresentação. Depois de duas derrotas seguidas, para Aljamain Sterling e Frankie Edgar, o brasileiro superou Jimmie Rivera, em fevereiro deste ano, por decisão unânime dos jurados. No MMA profissional desde 2009, o lutador soma 19 triunfos e cinco reveses em sua trajetória na modalidade.
O brasileiro Vicente Luque medirá forças com o norte-americano Michael Chiesa em duelo pelo peso meio-médio.
Atual 5º colocado no ranking dos 77 Kg, Vicente chega para o confronto embalado por três vitórias seguidas, sendo a mais recente uma finalização sobre o ex-campeão Tyron Woodley em março deste ano. O brasileiro teve o braço erguido em nada menos que nove de suas últimas 10 lutas na organização.
Chiesa também vive grande fase no Ultimate e despachou os quatro oponentes que enfrentou desde sua estreia nos meio-médios em 2018. Seu triunfo mais recente foi por decisão unânime sobre Neil Magny no último mês de janeiro.
Depois de ter lutas canceladas em três oportunidades, a brasileira Melissa Gatto vai enfim realizar a sua estreia no UFC.
Melissa vai enfrentar a americana Victoria Leonardo, pelo peso-mosca (até 57kg),
A brasileira está invicta na carreira com seis vitórias e dois empates.
Victoria possui cartel de oito triunfos e três derrotas.
A lutadora fez sua estreia na organização em janeiro deste ano, quando foi nocauteada por Manon Fiorot no segundo assalto.
O brasileiro Anderson Berinja vai enfrentar o americano Miles Johns, pelo peso-galo
Esse combate estava previsto para acontecer no UFC Makhachev x Moisés mas foi adiado após um dos treinadores do brasileiro testar positivo para Covid-19.
Aos 35 anos, Berinja possui cartel de 21 vitórias e oito derrotas e vem de resultado positivo contra Martin Day, em novembro do ano passado, quando finalizou e venceu a primeira na organização, após perder para Nad Narimani e Andre Ewell.
Johns tem 27 anos e soma 11 triunfos e 1 revés na carreira. O americano nocauteou Kevin Natividad em seu compromisso mais recente, realizado em outubro do ano passado.
UFC 265
7 de agosto de 2021, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-pesado: Derrick Lewis x Ciryl Gane
Peso-galo: José Aldo x Pedro Munhoz
Peso-meio-médio: Vicente Luque x Michael Chiesa
Peso-galo: Song Yadong x Casey Kenney
Peso-leve: Bobby Green x Rafael Fiziev
CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):
Peso-mosca: Manel Kape x Ode Osbourne
Peso-palha: Tecia Torres x Angela Hill
Peso-mosca: Victoria Leonardo x Melissa Gatto
Peso-meio-pesado: Alonzo Menifield x Ed Herman
Peso-palha: Karolina Kowalkiewicz x Jessica Penne
Peso-galo: Vince Morales x Drako Rodriguez
Peso-galo: Johnny Muñoz x Jamey Simmons
Peso-galo: Miles Johns x Anderson Berinja