Escrito e dirigido por Rodrigo França, espetáculo chega ao Teatro Prudential buscando “desdemonizar” as divindades das sociedades e/ou grupos não cristãos através da tolerância e do respeito entre as diferenças religiosas e humanas e assim, contribuir para a construção de um mundo com mais equidade social.
A história da civilização humana é permeada de perseguições de cunho religioso, com suas máximas expressões de intolerância em nome de Alá, Jesus, Maomé…Deus. Inveja, ódio, mortes, injúrias, calúnias, perseguições e torturas são algumas das palavras que passaram a ser usadas no lugar de tolerância, amor e respeito na construção mútua da civilidade humana.
Por trás desse contexto, temos a figura do Demônio que, determinadas culturas religiosas, para angariar adeptos, demonizam divindades de determinadas sociedades e/ou grupos com a existência de algo perverso.
A temporada de “CAPIROTO” acontecerá de 06 a 22 de agosto, sextas e sábados às 20h e domingos às 19h, no Teatro Prudential.
O espetáculo explicita as apropriações religiosas ao longo do tempo que determinava que alguns deuses eram personificações do mal. Algumas sociedades foram destruídas por essa estrutura dominadora. Não falamos sobre religião. Falamos sobre o homem que mata, exclui, escraviza, gera miséria em nome da sua fé, dinheiro e poder. – Explica Rodrigo França, autor da peça.
Ao falarmos sobre o século XXI, muitos, logo apontam essa como a era da tecnologia, da razão e da ampla circulação do conhecimento. Sob tal quadro, fica difícil imaginar que a figura mítica do demônio tenha espaço na explicação do mundo ou no próprio imaginário das pessoas. De fato, desde que o mundo é mundo, pode-se observar que as culturas ocidentais e orientais elaboram formas de explicar as mazelas que nos afligem. Nesse esforço, a construção de uma figura maligna, acaba assumindo os valores morais e comportamentos de menor prestigio em nossa cultura. Nas religiões cristãs, judaica e islâmica, o mal encarna a figura de um indivíduo que se opõe a Deus e busca atormentar a vida de todos os seguidores de tais religiões.
Atualmente, a descrença no diabo acaba alimentando um interessante debate entre os pensadores da cultura. Para alguns destes, acreditar no diabo é algo fundamental para que a sociedade reforce os seus limites éticos e morais. Desconstruir uma imagem do mal pode levar às pessoas a simplesmente ignorarem os comportamentos hediondos. No fim das contas, acreditar nas forças malignas não deixa de ser uma forma de reforço às qualidades positivas do indivíduo. O desenvolvimento da figura diabólica é fruto das várias dualidades que permeiam o cotidiano do homem. O belo e o feio, a sorte e o azar, o certo e o errado, a vida e a morte compõem jogos em que um lado assume significação positiva e o outro, necessariamente, uma posição completamente negativa. Dessa forma, não se enganem aqueles que acreditam que o universo demoníaco seja somente um traço singular às três religiões anteriormente citadas.
Precisamos falar sobre essa tendência do ser humano em terceirizar a maldade que faz. Acredito que a humanidade não errou. Quem faz as maiores atrocidades por conta do poder econômico, financeiro e político tem raça, gênero, faixa etária, orientação sexual e classe. Então, Capiroto também fala com essa ponta da da pirâmide social. De diabo para diabos. Complementa, Rodrigo
[metaslider id=26376]
Serviço:
Capiroto
Sexta e Sábado às 20h00, Domingo às 19h00
06 a 22 de agosto
Teatro Prudential – Rua do Russel, 804, Glória – Rio de Janeiro
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos
Ingressos – https://bileto.sympla.com.br/event/67583/d/96615
Ficha Técnica:
Autor e Diretor: Rodrigo França
Elenco: Leandro Melo
Direção de Movimento: Kennedy Lima
Diretor Assistente: Júlio Angelo
Iluminação: Pedro Carneiro
Cenário e Figurino: Wanderley Gomes
Arte Digital: Akueran
Designer: João Eliel
Pesquisa Historiográfica: Rodrigo França e Jonathan Raymundo
Consultoria de Representações Raciais e de Gênero: Deborah Medeiros
Fonoaudióloga: Débora Santos e Luisa Catoira
Visagismo: Vitor Martinez
Costureira: Terezinha Silva
Direção de Produção: Fábio França
Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa
Produtores Associados: Fábio França e Rodrigo França
Realização: Diverso Cultura e Desenvolvimento e Orí Produções de Conhecimentos
Ambientação cênica e figurino: Marcelo Marques
Iluminação: Fernanda Mantovani & Tiago Mantovani
Direção de Movimento: Édio Nunes
Coordenação Técnica – Rodrigo Bispo
Técnico de Som – Filipe Chagas
Projeto Gráfico: Cacau Gondomar
Fotos: Claudia Ribeiro e Débora Garcia
Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa / Duetto Comunicação
Direção de Produção: Ana Velloso e Vera Novello
Realização e Coordenação: Ricardo Rente Rocha Silva
Dúvidas sobre ingressos:
(21) 9.9566-7469
*Atenção: os ingressos só serão vendidos on-line pelo site ou pelo totem que se encontra no teatro. Não terá venda de ingressos pela bilheteria do teatro.
*Atenção: Serão disponibilizados apenas lugares individuais ou duplos. O cliente precisa adquirir a quantidade total.
*Atenção: o ingresso é para apresentação PRESENCIAL e na parte interna do teatro.
Compra e validade dos ingressos:
Meia Entrada:
A meia-entrada é válida para: estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais e acompanhantes, jovens de 15 a 29 anos pertencentes a famílias de baixa renda, menores de 21 anos e professores e profissionais da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Entenda melhor no informativo abaixo:
– Estudantes: conforme Lei Federal nº 12.933/2013, Decreto Federal nº 8.537/15 – observada Medida Cautelar Provisória concedida pelo STF em 29/12/2015 – e Lei Estadual do Rio de Janeiro nº 2.519/96; Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela ANPG, UNE, Ubes, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, conforme modelo único nacionalmente padronizado (art. 3º do Decreto Federal nº 8.537/2015);
– Idosos: conforme Lei Federal nº 10.741/03); Documento de identidade oficial com foto;
– Portadores de necessidades especiais e acompanhante: conforme Lei Federal nº 12.933/2013, Decreto Federal nº 8.537/2015 e Lei Estadual do Rio de Janeiro nº 4.240/03; Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto (art. 6º, incisos I e II e §1º do Decreto Federal nº 8.537/2015);
– Jovens entre 15 e 29 anos pertencentes a famílias de baixa renda: conforme Lei Federal nº 12.933/2013 e Decreto Federal nº 8.537/2015; Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude (“Identidade Jovem”), acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo o território nacional (art. 5º do Decreto Federal nº 8.537/2015);
– Menores de 21 anos: conforme Lei Estadual do Rio de Janeiro º 3.364/00; Qualquer documento de identidade expedido pelos órgãos públicos (art. 3º da Lei Estadual RJ nº 3.364/00); e
– Professores e profissionais da rede pública municipal de ensino do RJ: conforme Lei Municipal do Rio de Janeiro nº 3.424/02 – com redação dada pela Lei Municipal nº 5.844/15. Carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (art. 3º da Lei Estadual RJ nº 3.424/02, redação dada pela Lei Municipal do RJ nº 5.844/15).
Não serão aceitos boletos bancários, declaração de matrícula e carteirinhas fora do padrão acima.
*A comprovação da meia entrada deverá ser apresentada no ato da compra e no dia do evento.
Promocional Giro Metrô Rio: Desconto de 50% sobre o valor da inteira. Válido apenas para 1 ingresso por cliente. Insira o número do seu cartão cadastrado no aplicativo do GIRO no campo cupom.
É necessário se cadastrar no aplicativo GIRO com 3 dias de antecedência a sua compra no nosso site.
Apresente o seu cartão GIRO Metrô Rio no dia do espetáculo – 01 ingresso por cliente
( Desconto de 50% sobre o valor da inteira. Para validar o benefício, insira os 8 dígitos do seu cartão Giro no campo cupom. Desconsidere os zeros a esquerda.)
O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15.
Juntos contra o Coronavírus:
Uso obrigatório de máscaras em todos os espaços do teatro;
Aferição de temperatura na entrada;
Dispense de álcool 70% em gel nas áreas comuns;
Capacidade reduzida de público com distanciamento mínimo obrigatório;
Sistema de ar condicionado programado para renovar o ar ambiente a cada uma hora;
Desinfecção e limpeza de todas as áreas intensificas.
Protocolo de segurança elaborado pelo Dr. Rodrigo Lins, vice-presidente da sociedade de infectologia do Rio de Janeiro.
Cuide-se:
Use máscaras sempre que sair de casa;
Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos;
Se não tiver água e sabão, use álcool 70% em gel;
Evite tocar nos olhos, nariz e boca;
Não compartilhe objetos de uso pessoal;
Mais informações:
Disque Saúde: 136
Consulte o site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/coronavirus