Em formato de documentário, os episódios vão ao ar no YouTube da orquestra, todas as terças-feiras do mês de junho, com participações de músicos, educadores e escritores
Estudos confirmam que a música clássica potencializa a memória, a criatividade, o raciocínio e a coordenação motora, podendo contribuir com o rendimento escolar e a capacidade de concentração.Énessa fase que são desenvolvidas as habilidades cognitivas fundamentais que vão durar para toda a vida. Ciente desse potencial, a Orquestra Petrobras Sinfônica vai apresentar, de 01 a 22 de junho, às 10h, a websérie “Música na Primeira Infância”, dividida em quatro episódios que abrangem a importância do contato com a música no aprendizado infantil. O documentário aborda os temas O desenvolvimento infantil, A Relação com os bebês, A formação de plateias infantis e A literatura, com episódios apresentados por Monique Andries (coordenadora do Programa Educativo da Orquestra Petrobras Sinfônica), Cíntia Soares Vieira (educadora especialista em musicalização de bebês), Anahi Ravagnani (educadora e gestora), Ricardo Petracca (músico, pesquisador e escritor) e Magda Pucci (musicista, pesquisadora e escritora).
Com o objetivo contemplar e aproximar as crianças da música desde cedo, a Petrobras Sinfônica vem realizando ações pra lá de especiais, como união entre a música de concerto e a animação que encanta adultos e crianças, como os lançamentos das canções de roda “Pai Francisco”, “Escravos de Jó”, “A Machadinha”, e “Cai Cai Balão”, presentes no Guia Prático de Villa-Lobos, que foram lançadas nos últimos meses no YouTube da orquestra, a “Série Em Família” e o “BeBeethoven”, concebido para toda a família, e especialmente voltado à primeira infância, a “Série Concertinho”, que apresenta compositores clássicos com uma roupagem voltada para criança,os lançamentos dos vídeos das músicas “Fazendinha Sinfônica” e “Magia das Cores Sinfônica”, com regência de Felipe Prazeres e voz de Chaps Melo, criador, cantor e compositor do Mundo Bita,e até o livro interativo “Catarina e a Orquestra do Vovô Batutinha”, com texto de Ricardo Petracca e ilustração de Maurizio Manzo. Voltado para musicalização infantil, o livro introduz conceitos sobre música e orquestra, através de imagens liberadas por QR Code, que acionam os sons dos instrumentos musicais. Segundo Marcos Souza, gerente de projeto da Petrobras Sinfônica, “a música é um elo que une e reforça todo o trabalho educativo que se desenvolve com a criança, pois ela desperta a criatividade, a fantasia, a musicalidade, a temporalidade e tem função lúdica”.
Para a professora de música e coordenadora do Programa Educativo da Orquestra Petrobras SinfônicaMonique Andries, o desenvolvimento infantil através do estudo da música envolve diversas dimensões, e muitas vezes tem uma compreensão reduzida no que diz respeito à aprendizagem. Ela destaca a importância em abordar as consequências no desenvolvimento emocional e social da criança, que vai além do processo cognitivo. “Uma série de pesquisas confirmam que quem estuda ou escuta música tem mais facilidade para aprender matemática e até outros idiomas. Já existem mecanismos que mostram as áreas do cérebro que são afetadas com a prática musical. Quando se faz música o nosso cérebro fica em festa”, pontua Monique.
Programação Websérie “Música na Primeira Infância”
01/06 às 10h– Ep. 1 – O desenvolvimento infantil– Monique Andries – Coordenadora do Programa Educativo da Orquestra Petrobras Sinfônica
08/06 às 10h– Ep. 2 – A Relação com os bebês – Cíntia Soares Vieira – Educadora especialista em musicalização de bebês
15/06às 10h– Ep. 3 – A formação de plateias infantis– Anahi Ravagnani – Educadora e gestora especializada em música
22/06 às 10h–Ep. 4 – A literatura– Ricardo Petracca – Músico, pesquisador e escritor
Magda Pucci – Musicista, pesquisadora e escritora
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 60 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Modelo de gestão
A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Petrobras
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica e renovação de seu público. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.
[metaslider id=26376]