Objetivo é se tornar a orquestra brasileira mais atuante no âmbito digital
Já imaginou ouvir as trilhas sonoras que fizeram história no cinema em formato sinfônico?
Para celebrar o alcance de 50 mil inscritos no Youtube, a Orquestra Petrobras Sinfônica vai liberar, dia 23 de abril, às 20h,o concerto Música de Cinema (link do concerto – https://youtu.be/-KV9nxxL4vg).
Sucessos de bilheteria, com músicas que fazem parte do imaginário popular e que estão diretamente ligadas a personagens de filmes, foram interpretadas pelos músicos da orquestra em concerto inédito.
Quem não lembra da Marcha Imperial, composta por John Williams para Star Wars: O Império Contra-Ataca?
Ou a músicaHedwig’s Theme, (também de John Williams), de Harry Potter e a Pedra Filosofal, do momento em que Harry é entregue para os tios trouxas, ainda bebê?
Ou as músicas encantadoras dos filmes da Disney, e de Homem-Aranha?
Todas estas canções poderão ser apreciadas no concerto Música de Cinema.
Com a premissa de apresentar um repertório popular, com o intuito de democratizar a música de concerto e de se aproximar das novas gerações, a Orquestra Petrobras Sinfônicaé pioneira em realizar apresentações dos mais diversos estilos, indo do Pop ao Clássico, passando por Rock e Samba, como Los Hermanos, Metallica, Pink Floyd, Michael Jackson e Coldplay, o mais recente, estreado em dezembro de 2020.
A partir de abril passado, a orquestra intensificou a produção de conteúdo onlinee viu a necessidade de criar ações para disponibilizar vídeos de concertos nas redes sociais, uma nova forma de se relacionar com o seu público, agora através do digital.
Desde então somou 4.4 milhões de visualizações e alcançou mais de 36 mil novos inscritos no Youtube, (sendo 32% entre 18 e 34 anos), chegando a marca de 50K.
E se propôs um novo desafio, ser o canal de música clássica com o maior número de inscritos.
Felipe Prazeres, Spalla da Petrobras Sinfônica, ressalta que a orquestra sempre teve o intuito de levar música de concerto para o grande público, e para chegar a eles, realizou apresentações com arranjos inéditos que fizeram enorme sucesso entre os jovens, como Queen – “Bohemian Rhapsody”, que alcançou 49.432 visualizações em 24 horas, e, também, com a participação de artistas como a cantora Lucy Alves, que teve 889. 917 de acessos.
“A orquestra produz bastante conteúdo voltado para a faixa etária de 18 a 30 anos, antes mesmo da pandemia, e automaticamente esse público migrou para as redes, hoje com uma procura maior que a internet oferece. Acho que esse movimento levou mais jovens a procurar conteúdos de música clássica. Isso me deixa particularmente muito feliz”, pontua Felipe.
[metaslider id=26376]
Petrobras Sinfônica no YouTube (https://www.youtube.com/c/OPESinfonica/featured)
Além dos vídeos já citados, o canal da orquestra conta com vídeos para todos os gostos e idades. Para a criançada, estão disponíveis A Arca Sinfônica – com músicas de Vinícius de Moraes, e Magia das Cores Sinfônica – em parceria com o Mundo Bita. Da série clássica, estão disponíveis vídeos com músicas de Ludwig Van Beethoven, Tchaikovsky e Heitor Villa-Lobos.
Ao longo do último ano também foram realizados novos projetos como o Festival Online, com oito concertos de diversas vertentes, incluindo música clássica, rock e infantil, realizados sem público, na Cidade das Artes, o Festival Beethoven, celebrando a efeméride dos 250 anos do compositor alemão, com seis concertos, também no formato online, na Sala Cecília Meireles e ainda, lives com convidados, como “Diálogos Petrobras Cultural” e “Encontros Petrobras Sinfônica”, entre tantos outros.
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 48 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 60 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Modelo de gestão
A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Petrobras
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica e renovação de seu público. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.