Salve, salve minhas queridas capivaras.
Esse sábado promete ser um dos maiores dias da história do UFC.
Nada menos que três cinturões estarão em jogo no evento dessa noite, meus amigos.
Jan Blachowicz, Amanda Nunes e Petr Yan são os campeões que colocarão suas coroas em jogo no UFC 259 que acontece no UFC APEX, em Las Vegas.
No main event, teremos uma superluta em que Jan Blachowicz colocará seu cinturão dos meio-pesados em jogo diante de Israel Adesanya.
O campeão dos médios subirá de peso para desafiar o dono do título até 93kg e, mesmo em uma nova categoria, o nigeriano é considerado por muitos como o favorito para a disputa.
Israel Adesanya está invicto no MMA, com 20 vitórias em 20 lutas. No UFC, são nove vitórias, incluindo duas defesas de cinturão do peso-médio.
Adesanya, que manterá o cinturão dos médios enquanto sobe para o desafio no meio-pesado, foi campeão da categoria em outubro de 2019, ao nocautear Robert Whittaker. Depois, defendeu o cinturão contra Yoel Romero e Paulo Borrachinha.
Em caso de vitória na nova categoria, passaria a ser apenas o oitavo lutador a ser campeão em duas divisões, se juntando à lista que tem Randy Couture, BJ Penn, Conor McGregor, Georges St-Pierre, Daniel Cormier, Henry Cejudo e Amanda Nunes.
Seu adversário, o polonês Jan Blachowicz, conquistou o título meio-pesado em setembro, ao nocautear Dominick Reyes no segundo round.
O polonês teve a chance pelo título após o então campeão Jon Jones renunciar ao cinturão para subir ao peso-pesado
Seu cartel é de 27 vitórias e oito derrotas, e ele venceu suas últimas quatro lutas.
No co-main event, Amanda Nunes fará a sua segunda defesa do cinturão peso-pena (até 65,8kg), contra a australiana Megan Anderson.
Ela venceu Felicia Spencer em junho na primeira defesa de seu segundo cinturão de categoria de peso; ela também é campeã peso-galo (até 61,2kg), título que já defendeu cinco vezes. A baiana venceu suas últimas 11 lutas e tem um cartel de 20 vitórias e quatro derrotas.
Megan Anderson, 30, é ex-campeã peso-pena do Invicta FC. Ela tem um cartel de 10 vitórias e quatro derrotas e venceu suas últimas duas lutas, ambas no primeiro round, uma por nocaute e outra por finalização.
A luta entre as duas foi marcada inicialmente para 12 de dezembro passado, no UFC 256, mas Amanda lidou com “questões de saúde” e o confronto foi adiado.
Antes disso, na antepenúltima luta do evento, o russo Petr Yan terá a oportunidade de fazer a sua primeira defesa do título peso-galo (até 61,2kg), contra o jamaicano Aljamain Sterling, primeiro colocado no ranking da categoria e que vem de cinco triunfos seguidos no octógono do Ultimate.
Em seu último combate, Sterling derrotou Cory Sandhagen no UFC 250, em junho de 2020.
O lutador jamaicano tem tem 19 vitórias, oito delas por finalização, e três derrotas na carreira.
Já Petr Yan, de 28, conquistou o cinturão após nocautear o brasileiro José Aldo no UFC 251, em julho.
O russo conta 15 vitórias, sete delas por nocaute, e apenas uma derrota em seu cartel.
Além das três disputas de cinturão, o card ainda apresenta uma luta entre Thiago “Marreta” e Aleksandar Rakic, válida pelos meio-pesados.
Atual número 2 na categoria, Marreta vai buscar a quarta vitória na categoria até 93 Kg. Em suas duas últimas aparições, o brasileiro acabou derrotado pelo ex-campeão Jon Jones e Glover Teixeira.
Rakic, que ocupa a quarta posição no ranking, venceu cinco das seis lutas que fez no Ultimate, perdendo apenas para Volkan Oezdemir.
O peso-mosca Rogério Bontorin vai encarar o neo-zelandês Kai Kara-France em luta válida pelo card preliminar.
Bontorin tentará se recuperar da derrota sofrida em sua última aparição – uma decisão contra Ray Borg em fevereiro de 2020. Antes disso, o atleta descoberto no Dana White’s Contender Series Brasil havia vencido Magomed Bibulatov e Raulian Paiva.
Kara-France também tentará voltar ao caminho das vitórias após ser finalizado por Brandon Royval. O atleta tem um cartel de 21 vitórias e 9 derrotas.
As pesos-palhas Livinha Souza e Amanda Lemos farão um super duelo verde e amarelo no card preliminar.
Natural de São Paulo, Livinha Souza tem um cartel profissional de 14 vitórias e apenas duas derrotas na carreira. Ex-campeã peso-palha do Invicta FC, a lutadora tem 29 anos de idade e vem de vitória sobre Ashley Yoder em sua última apresentação, no UFC 252.
Especialista em jiu-jítsu, Livinha também possui um bom jogo de luta em pé. Nas quatro lutas que fez pelo UFC, só perdeu uma, diante de Brianna van Buren.
Quatro anos mais velha que Livinha Souza, a paraense Amanda Lemos tem oito vitórias, uma derrota e um empate nas suas dez lutas como profissional.
Nos três duelos realizados no UFC, perdeu apenas um, para Leslie Smith. A exemplo de Livinha Souza, Amanda Lemos é uma lutadora completa, com eficiência tanto no chão quanto em pé.
Atualmente vem de duas vitórias, sobre Miranda Granger e Mizuki Inoue.
Quem também vai dar as caras no UFC 259 é o ex-campeão do peso-galo (61 kg) do UFC, Dominick Cruz
Depois de três anos afastado desde sua derrota para Cody Garbrandt no UFC 207 em dezembro de 2016, o ex-campeão dos galos competiu novamente em março de 2020 no UFC 249, sendo nocauteado pelo então campeão dos galos Henry Cejudo.
Desde então, decidiu ficar fora do esporte durante a pandemia do Covid-19, focando em sua função de comentarista da organização.
Entretanto algo mudou na cabeça de Cruz, que voltará a lutar no card de hoje contra o promissor Casey Kenney.
Ex-campeão dos galos do LFA, o lutador de 29 anos chegou ao UFC em 2019 e já competiu seis vezes, o mesmo número de lutas que Cruz fez nos últimos nove anos.
Com cinco vitórias em seis lutas, Kenney vive uma sequência de três triunfos na organização. Em maio, ele finalizou Louis Smolka no primeiro round. Já em outubro, ele competiu duas vezes em 21 dias, vencendo Heili Alateng e Nathaniel Wood, ambos por decisão unânime.
Cruz, de 35 anos, estreou no MMA em 2005, disputou 25 lutas, venceu 22 vezes e perdeu outras três.
UFC 259
6 de março de 2021, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (0h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Jan Blachowicz x Israel Adesanya
Peso-pena: Amanda Nunes x Megan Anderson
Peso-galo: Petr Yan x Aljamain Sterling
Peso-leve: Islam Makhachev x Drew Dober
Peso-meio-pesado: Thiago Marreta x Aleksandar Rakic
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-galo: Dominick Cruz x Casey Kenney
Peso-galo: Song Yadong x Kyler Phillips
Peso-mosca: Joseph Benavidez x Askar Askarov
Peso-mosca: Rogério Bontorin x Kai Kara-France
Peso-mosca: Tim Elliott x Jordan Espinosa
Peso-meio-pesado: Kennedy Nzechukwu X Carlos Ulberg
Peso-meio-médio: Sean Brady x Jake Matthews
Peso-palha: Livinha Souza x Amanda Lemos
Peso-leve: Uros Medic x Aalon Cruz
Peso-galo: Mario Bautista X Trevin Jones