Salve, salve minhas queridas capivaras.
Que tal uma sessão de teatro, completamente gratuita, no conforto do seu sofá?
Então, o espetáculo teatral “O Som e a Fúria – um estudo sobre o trágico” terá transmissão ao vivo, on line e gratuita, diretamente do palco do Teatro Prudential, sem a presença de público
Vai ser amanhã, dia 05 de março, sexta, às 21h.
A transmissão será feito pelo canal do Teatro Prudential no YouTube, pelo link https://www.youtube.com/c/TeatroPrudential .
Definitiva Cia. de Teatro, Tem Dendê! Produções, Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam a peça “O Som e a Fúria – um estudo sobre o trágico”.
Betho Guedes, João Vítor Novaes, Livs Ataíde, Marcelo de Paula, Paula Sholl e Tamires Nascimento – seis atores em cena dão vida a diferentes personagens e situações que espelham os descaminhos e a barbárie contemporânea – num primeiro momento um panorama brasileiro, mas que acaba por se revelar universal.
É o diretor, Jefferson Almeida, quem explica:“Entrei em O SOM E A FÚRIA conduzido pelas mãos da estética, pela intuição de que o gênero trágico e sua origem ligada à música tinha muito a oferecer para a pesquisa de linguagem a qual se dedica a Definitiva Cia. de Teatro. A medida que fomos tateando os aspectos mais elementares do gênero, fomos nos deparando com a urgência de por em pauta questões que são da ordem do universal e que estão sob a foice da condição do humano – ao mesmo tempo tão pequena e tão definitiva na relação com o mundo; a construção de um tipo de organização social que se estabelece na tentativa de manter o homem no centro do universo, caindo tragicamente no abismo da ignorância e, cada vez mais, cavando para um fundo que, talvez, culmine num fim-de-mundo – uma condição que, estamos descobrindo agora, é um eterno estado de “iminência de”. Entendemos, então, que o mundo está na iminência de um fim (metafísico ou concreto) e precisamos olhar para as fotografias desse panorama para tentar entender onde está o ponto nevrálgico da nossa patética falha enquanto partes desse mundo.”
Ao que completa a dramaturga, Rosyane Trotta: “A Definitiva (Cia.) me surpreendeu desde o primeiro dia de ensaio, com a maneira como os atores respondem ao desafio de uma proposta de improvisação. Eles se entregam ao jogo com uma fome e uma disposição para o risco de dar gosto,e têm uma ligação entre si, uma escuta do outro muito madura. Comecei pisando em ovos porque um grupo tem seus modos, métodos e gostos, e como visitante eu tentei perceber como é a música que eles tocam antes de sair dançando. Depois percebi que eles gostam de embarcar em ritmos novos. Eu nunca havia experimentado a colaboração com tamanha liberdade e aceitação, sem hierarquias, sem formalizações. Talvez em parte isso se deva ao pouco tempo que temos – praticamente um mês para levantar tudo do zero. São oito horas de ensaio por dia, sem folga, o que nos leva para um fluxo muito raro. O processo tem se passado como se nós nos presenteássemos a cada ensaio: eu me alimento da cena deles e produzo um texto como resposta; o diretor propõe uma abordagem aos atores – e disso resulta uma cena que é um presente.”
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Rosyane Trotta
Direção: Jefferson Almeida
Elenco: Betho Guedes, João Vítor Novaes, Livs Ataíde, Marcelo de Paula, Paula Sholl e Tamires Nascimento
Direção musical e Composições: Renato Frazão
Direção de movimento: Denise Stutz
Cenografia: Taísa Magalhães
Cenógrafa assistente: Rahira Coelho
Figurinos e adereços: Arlete Rua e Thaís Boulanger
Iluminação: Luís Paulo Barreto
Visagismo: Paula Sholl
Assistente de direção: Clara Equi
Preparação de elenco: Daniel Chagas
Preparação vocal e musicalização: Déborah Cecília
Preparação corporal: Francisco Thiago Cavalcanti
Designer de som: Leo Maia
Técnico de som: Lucas Campello
Microfonista: Ananda Amenta
Operador de luz: Luíz Paulo Barreto
Design Gráfico e Administração de Redes Sociais: Davi Palmeira
Registro fotográfico: Entre Pontos Filmes
Fotógrafa: Marília Gurgel
Assistente de fotografia: Lorena Morais
Direção e concepção de registro videográfico: Apollo Costa
Assistente de direção de registro videográfico: Letícia Henncki Vieitas Duarte
Equipe de filmagem: Ana Carolina Ferreira Alves e Larissa Venturini de Queiroz Santos
Coordenação Geral: Tamires Nascimento e Jefferson Almeida
Produção Executiva: Desejo Produções (Dani Carvalho)
Assistentes de Produção: Cia Bagagem Ilimitada (Jacyara de Carvalho)
Consultoria – Davi de Carvalho
Controller Financeiro e Prestação de contas – Alan Isídio
Assessoria Jurídica – Patrick Carvalho
Produção e idealização: Tem Dendê! Produções
Realização: Definitiva Cia de Teatro
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany
Data: 05 de março
Horário: Sexta, às 21h
Tipo de evento: Live – YouTube
Acesse: https://www.youtube.com/channel/UCsGjKvo-1Ug0ulgeWWJQRfw
Duração: 70 min
Classificação: 16 anos