Salve, salve minhas queridas capivaras.
Um luta extraordinária vai marcar a despedida do UFC dessa terceira temporada em Abu Dhabi.
A Ilha da Luta vai receber o UFC 257, cuja luta principal terá a revanche entre Dustin Poirier e Conor McGregor, em duelo de cinco rounds pelo peso-leve.
O primeiro duelo entre o “Diamante” e o “Notório” aconteceu em setembro de 2014 pelo peso-pena; na ocasião, o irlandês venceu o norte-americano por nocaute técnico no 1º round.
Ele se tornaria campeão peso-pena no ano seguinte, mas os dois lutadores eventualmente subiriam ao peso-leve.
McGregor foi campeão peso-leve entre 2016 e 2018, e Poirier conquistou o cinturão interino em 2019, mas seria derrotado por Khabib Nurmagomedov na unificação do título alguns meses depois.
Atual 2º colocado no ranking dos 70 Kg, Poirier venceu cinco de suas últimas seis lutas na categoria, sendo a mais recente por decisão unânime contra Dan Hooker em junho deste ano. O lutador tem um cartel de 26 vitórias e 6 derrotas
Conor, 4º na divisão, subiu ao Octógono pela última vez em janeiro, quando venceu Donald Cerrone por nocaute técnico em luta válida pelos meio-médios.
O irlandês, que chegou a anunciar sua aposentadoria, frustrado com as negociações com o UFC para retornar ao octógono, tem um cartel de 22 vitórias e 4 derrotas.
Com a indefinição sobre a aposentadoria de Khabib Nurmagomedov, atual detentor do cinturão da categoria, o vencedor da luta dessa noite dará um grande passo para garantir uma vaga em uma possível disputa de cinturão, que poderá ser interino ou linear.
No co-main event teremos a estreia de Michael Chandler no UFC.
Considerado um dos melhores lutadores do mundo fora do Ultimate, Chandler foi contratado pela organização no fim de 2020, e serviu como reserva para o duelo entre Khabib Nurmagomedov e Justin Gaethje pelo título dos 70 Kg em setembro.
Agora, ele terá a oportunidade de se provar contra um dos melhores nomes da divisão, o atual 6º colocado Hooker, que tem sete vitórias em suas últimas nove lutas e tenta se reabilitar do revés para Dustin Poirier em seu compromisso mais recente, em junho
O Card ainda apresenta o retorno ao octógono de um lutador brasileiro e um sensasional duelo de MMA feminino entre duas grandes lutadores brasileiras.
Após ser superado por Ian Heinisch e Uriah Hall em seus dois compromissos em 2019 e passar todo o ano de 2020 longe do Octógono, o finalizador Antônio “Cara de Sapato” busca um recomeço este ano, e terá seu primeiro desafio da temporada contra o norte-americano Brad Tavares, que também sofreu reveses em suas duas aparições mais recentes (Israel Adesanya e Edmen Shahbazyan).
No peso-palha, as brasileiras Marina Rodriguez e Amanda Ribas medem forças em uma luta muito esperada por todos.
Número 8 no ranking da categoria, Marina Rodriguez é uma das atletas mais duras e perigosas da categoria na atualidade. Em cinco aparições no UFC, a gaúcha venceu duas lutas, empatou duas e recentemente sofreu a primeira derrota da carreira contra a ex-campeã Carla Esparza.
Em nono lugar no Top 15, Amanda Ribas vai buscar a quinta vitória no Octógono. Em sua aparição mais recente, a mineira finalizou Paige VanZant de forma espetacular ainda no primeiro round.
Durante a pesagem para o evento dois episódios levaram a uma alteração no card.
O UFC está ciente de uma recente violação dos protocolos de saúde e segurança envolvendo Ottman Azaitar.
Assim, Azaitar foi removido da zona de segurança e demitido do UFC, com isso sua luta contra Matt Frevola foi cancelada.
Além disso, devido a problemas de saúde, Nasrat Haqparast não pode competir em sua próxima luta contra Arman Tsarukyan.
Como resultado, Arman Tsarukyan agora enfrentará Matt Frevola no card preliminar do UFC 257.
UFC 257
23 de janeiro de 2021, na Ilha da Luta (Abu Dhabi)
CARD PRINCIPAL (0h, horário de Brasília):
Peso-leve: Dustin Poirier x Conor McGregor
Peso-leve: Dan Hooker x Michael Chandler
Peso-mosca: Jessica Eye x Joanne Calderwood
Peso-médio: Andrew Sanchez x Makhmud Muradov
Peso-palha: Marina Rodriguez x Amanda Ribas
CARD PRELIMINAR (21h, horário de Brasília):
Peso-casado (71,2kg): Matt Frevola x Arman Tsarukyan
Peso-médio: Brad Tavares x Antônio Cara de Sapato
Peso-galo: Julianna Peña x Sara McMann
Peso-meio-pesado: Khalil Rountree Jr. x Marcin Prachnio
Peso-casado (68kg): Nik Lentz x Movsar Evloev
Peso-mosca: Amir Albazi x Zhalgas Zhumagulov