Salve, salve minhas queridas capivaras.
O filme “Adoráveis Mulheres” a adaptação mais recente do romance “Mulherzinhas” de Louisa May Alcott acabou de estrear na HBO.
Escrito e dirigido por Greta Gerwig, de ‘Lady Bird – A Hora de Voar’, o longa conta a história das irmãs March que amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil.
Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.
Saoirse Ronan interpreta a destemida e teimosa Jo March, uma jovem aspirante a escritora que, diferentemente do que se espera das mulheres daquela época, não sonha em casar ou viver uma grande paixão. Na realidade, ela tem outras ambições.
Por isso, não é incomum que ela passe noites em claro, trabalhando nos seus textos – para ela, suas posses mais valiosas.
Nesse sentido, a personagem funciona como uma espécie de espelho da própria vida da escritora Louisa May Alcott.
Florence Pugh faz o papel de Amy March, a mais nova do quarteto,
Amy se mostra já na adolescência uma ótima pintora, no entanto, para ela, isso não é suficiente: ela quer ser a melhor, senão não vale a pena.
Sua insistência em acompanhar as irmãs mais velhas nos bailes e nos encontros gera muitas situações de atrito, principalmente com Jo.
Emma Watson interpreta o papel de é Meg March que, ao contrário de Jo, se adequa muito bem aos bailes e às regras de etiqueta.
Embora queira seguir carreira de atriz, constituir uma família é, para ela, mais importante.
Eliza Scalen é Beth March, uma pianista prodígio, mas diferentemente da irmãs ela não encara seu talento com tanta ambição. Na realidade, ela toca apenas para entreter sua família.
Por isso, a jovem fica um pouco receosa de aceitar o convite do seu vizinho, o Sr. Laurence, de usar seu piano, instrumento que pertenceu à filha dele. Eventualmente, ela supera sua apreensão e cria um fofo laço com o homem.
Além dessas atrizes que representam uma talentosa nova geração, o longa ainda tem no seu elenco duas grandes estrelas do cinema.
Laura Dern é a matriarca da família, e tem que segurar as pontas em casa com as quatro filhas enquanto o pai (Bob Odenkirk, de Better Call Saul) luta na Guerra Civil.
Meryl Streep interpreta a tia das irmãs, uma mulher solteira com humor difícil, mas que ensina muitas lições às suas sobrinhas.