Salve, salve minhas queridas capivaras,
Vamos aproveitar esse primeiro fim de semana do ano, em que todo mundo está meio que naquela ressaquinha gostosa da virada para trazer produções que acabaram passando batidas aqui no A Capivara Deu Cria durante 2020.
É a sessão Recuperados 2020.
Agora vamos falar sobre “” Greyhound: Na Mira do Inimigo” , um filme sobre a Segunda Guerra Mundial estrelado pelo grande Tom Hanks.
Na verdade, esse filme meio que passou batido por todo mundo, bom vocês vão entender do que estou falando nas próximas linhas
O longa-metragem foi produzido pela Sony e seria lançado nos cinemas não fosse a pandemia do novo coronavírus.
Com a impossibilidade de levá-lo às telonas, a empresa decidiu vender os direitos da produção por 15 anos à Apple, que lançou o filme na sua plataforma Apple TV+.
Isso meio que escondeu o filme do grande público, visto que muita gente não é assinante dessa plataforma, apesar do custo bem barato, que se diga de passagem.
Deixando os fatos do lançamento de lado e voltando a falar do filme, o roteiro do longa foi escrito pelo próprio Tom Hanks, que se baseou no livro The Good Shepherd (1995), de C. S. Forester.
No filme, dirigido por Aaron Schneider, um comboio internacional de 37 navios aliados liderado pelo capitão Ernest Krause (Tom Hanks), que está em seu primeiro comando de destróier norte-americano, atravessa o temido Atlântico Norte e precisa enfrentar a perseguição por matilhas de submarinos nazistas, em um verdadeiro jogo de gato e rato, no início de 1942, durante a Batalha do Atlântico, apenas alguns meses após a entrada oficial dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
A Batalha do Atlântico foi um confronto marítimo que marcou a Segunda Guerra Mundial, travado no Atlântico entre as potências europeias do Eixo e os Aliados. As potências europeias do Eixo através de suas frotas de submarinos, progressivamente iniciaram tentativas seguidas de bloquear as rotas navais aliadas no Atlântico; visando impedir a chegada de suprimentos ao Reino Unido e à União Soviética, bem como a utilização do Atlântico como rota de abastecimento para os Aliados.
O longa, com nomes como Stephen Graham, Rob Morgan e Elisabeth Shue no elenco, chama atenção pela sua duração de 90 minutos, algo realmente raro em se tratando de filmes de guerra.