Artista sintoniza dreamprog em segundo lançamento
Após chamar atenção com o single de estreia “Heaven on Earth”, a artista paulistana Penny in Space amplia o conceito do trabalho com uma climática nova faixa, “Night on Earth”. O single traz uma sonoridade que une as inspirações oitentistas do projeto com influências de dreampop e spaceprog. A faixa já está disponível para streaming nas principais plataformas.
Penny in Space é o projeto da musicista Penélope Papagheorgiou, iniciado em 2019 com o single de estreia “Heaven on Earth”, que contou com a colaboração de outros musicistas convidados. Agora, o trabalho apresenta o seu segundo single “Night on Earth”, originado de um processo diferente de criação: o desenvolvimento técnico e autonomia criativa da artista no seu home studio.
A música inicia com uma narrativa cantada de forma doce e suave, ilustrando o momento em que Penny In Space é convidada a ir para a terra: “‘They are bringing all the lights / No one will tell you lies / They said: Go, darling’. É como se seres ascensionados rodeassem e convencessem Penny In Space a ir para a terra”, revela a artista.
Em seguida, uma explosão sonora de eletropop e spaceprog, com linhas de baixo bem marcadas e sintetizadores que lembram Rush e Van Halen, marcam o início da aventura, como se ela viajasse na velocidade da luz para o planeta azul. O novo single carrega uma sonoridade spaceprog, buscando no progressivo uma forma de ampliar a sonoridade de uma faixa que leva o ouvinte por caminhos inusitados – assim como a noite. As vozes do refrão, femininas, em camadas e com eco, trazem a referência do dreampop que deu início ao projeto.
“‘Night, show me things that I should see/Night, all the things and memories’ aparece como um refrão chamativo, como se Penny invocasse a magia da noite, já em tom de deslumbramento e vivendo sua aventura na terra”, completa a artista.
“Night on Earth” vem para consolidar o conceito de Penny In Space ao se tratar de mais um tema com perspectiva espacial sobre a terra. Tem um tom mais denso que a anterior, mas também estoura atingindo um ápice e convida a viver uma aventura pela noite.
“A temática de falar sobre a noite na terra, trazer synths espaciais e invocar a magia e a aventura da noite me encantaram. A partir disso, me lancei de cabeça, pois havia acabado de montar o meu home studio. Também tive o privilégio de ter aulas de Harmonia Musical com a Ka Storm (Santo Graal Band) em seu projeto musical para mulheres, o Saraswati. Neste processo, teve muito estudo envolvido, tanto teórico, como técnico. A grande diferença é que tive 100% de autonomia para realizar cada detalhe exatamente como estava na minha cabeça e, ainda assim, contei com a ajuda de amigos em diversos aspectos da produção e com o apoio da minha família. Estar consigo mesmo por meses em um estúdio é uma experiência tão maravilhosa quanto assombrosa, e eu estou amando”, revela a artista.
Em breve, Penny in Space revelará seu primeiro EP. Enquanto isso, é possível conferir “Night on Earth” nos serviços de streaming.
Ouça “Night on Earth”: https://tratore.ffm.to/
Ficha técnica
Produção Musical: Penny In Space
Baixista Convidada: Maiara Rodrigues (Projeto Maru)
Mix: Gabriel Wiltemburg (Casa de Sal, Strawberry Licor, Justine Never Knew The Rules) & Penny In Space
Master: Graeme Durham (The Exchange Mastering Studios)
Letra
I was in the sky
Waiting for the lights
They said
Go, Darling and watch again
They are bringing all the lights
No one will tell you lies
They said
Go, darling and watch again
They’re bringing in all the lights
No one will tell you lies
Night
Show me things that I should see
Night
All the things and memories