A noite desse sábado marca o retorno as origens de um ex-campeão do UFC que volta para a categoria onde alcançou seu maior sucesso tentando reverter uma série de resultados ruins, tendo que jogar um camp todo fora para enfrentar um adversário que foi escalado para o combate com menos de uma semana para o dia do evento.
Estamos falando do brasileiro Rafael dos Anjos, que está escalado para a luta principal do UFC Vegas 14, no UFC Apex.
Ex-campeão peso-leve, Rafael está de volta à divisão na qual se consagrou após quatro anos competindo entre os meio-médios.
Infelizmente, seus últimos resultados não foram muito bons, com quatro derrotas nas últimas cinco lutas.
Seu aproveitamento no peso meio-médio foi de 4 vitórias e de 4 derrotas, ocupando o o 12° lugar no ranking da categoria
Com um cartel de 29 vitórias e 13 derrotas na carreira, Rafael foi derrotado por Michael Chiesa em sua última luta.
O embate aconteceu em janeiro de 2020, no UFC Fight Night 166 – Blaydes vs. dos Santos, quando Chiesa venceu por decisão unânime.
Para a luta desse sábado, o brasileiro estava escalado originalmente para encarar o russo Islam Makhachev, que teve que deixar o card devido a um problema de saúde a menos de uma semana para o evento.
Esta foi a segunda vez em que o duelo acabou cancelado.
Originalmente, a luta aconteceria no UFC 254 e marcaria a volta do brasileiro a divisão dos leves, mas ele contraiu o covid-19 e a disputa foi adiada.
Em seu lugar, entrou o “Dragão Irlandês” Paul Felder, atual 7º colocado no ranking dos 70 Kg, que venceu cinco de seus últimos seis compromissos na categoria.
Ele não luta desde fevereiro, quando perdeu por decisão dividida em uma luta muito equilibrada para Dan Hooker , no UFC Fight Night 168 – Felder vs. Hooker, na Nova Zelândia
Felder, que traz um cartel de 17 vitórias e cinco derrotas, declarou que uma vitória na luta desse sábado pode levá-lo à aposentadoria mais do que uma derrota para Dos Anjos, visto que em caso de revés, talvez ele queira voltar ao octógono para mais um combate, para mostrar do que é capaz.
Apesar do pouco tempo até a luta, o combate permanece no peso-leve (até 70,3kg) e terá cinco rounds, como de costume em lutas principais.
Além de Rafael dos Anjos, o MMA brasileiro estará representado por outros dois lutadores no card dessa noite: Antonio Arroyo e Geraldo de Freitas.
Após duas passagens com vitória pelo Dana White’s Contender Series, Antonio Arroyo estreou oficialmente pelo Ultimate em novembro de 2019, com derrota para o compatriota André “Sergipano” Muniz.
Em busca de reabilitação e de sua 1ª vitória na organização, ele agora mede forças, na segunda luta do carda principal, com o norte-americano Eryk Anders que, por sua vez, também vai atrás de recuperação após ser superado por Krzysztof Jotko em seu compromisso mais recente.
Lutando no card preliminar, com uma vitória e uma derrota em duas aparições no Octógono em 2019, Geraldo “Espartano” de Freitas vem para sua primeira luta neste ano e mede forças com o norte-americano Tony Gravely, que busca seu primeiro triunfo no Ultimate após estrear com derrota no último mês de janeiro.
UFC Felder x Dos Anjos
14 de novembro de 2020, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-leve: Paul Felder x Rafael dos Anjos
Peso-meio-médio: Abdul Razak Alhassan x Khaos Williams
Peso-médio: Julian Marquez x Saparbeg Safarov
Peso-palha: Kay Hansen x Cory McKenna
Peso-médio: Antônio Arroyo x Eryk Anders
Peso-casado (até 88,5kg): Brendan Allen x Sean Strickland
CARD PRELIMINAR
Peso-palha: Ashley Yoder x Miranda Granger
Peso-meio-médio: Alex Morono x Rhys McKee
Peso-galo: Louis Smolka x José Alberto Quiñonez
Peso-palha: Randa Markos x Kanako Murata
Peso-galo: Tony Gravely x Geraldo de Freitas
Peso-pesado: Don’Tale Mayes x Roque Martinez