Se já é bom quando o UFC escala um lutador brasileiro para a luta principal de um evento, o que dizer quando o combate envolve dois lutadores brasileiros.
Pois é o que vai acontecer nesse sábado, dia 07 de novembro, no main event do UFC Vegas 13.
O octógono vai ficar pequeno quando Thiago Marreta e Glover Teixeira se enfrentarem em um super combate válido pela categoria meio-pesado.
Essa é a terceira vez que o embate entre esse dois grandes lutadores é agendada, após dois adiamentos por causa de infecções por Covid-19.
Primeiro, a luta esteve marcada para 19 de setembro em Vegas mas Glover testou positivo para o novo coronavírus
Ela foi remarcada para 3 de outubro em Abu Dhabi, mas desta vez foi Marreta quem se contaminou.
A expectativa é muito alta por essa luta que todos apontavam como o fator preponderante para a definição do próximo desafiante ao cinturão dos meio-pesados, que agora pertence ao polonês Jan Blachowicz.
Entretanto, Dana White colocou água no chope de todo mundo ao anunciar na última semana que Israel Adesanya, o campeão do peso-médio, subirá de categoria para desafiar o campeão meio-pesado.
Mais tenho certeza que esse fato não vai apagar a grandeza desse combate que envolve dois lutadores em momentos bem distintos em suas carreiras.
De um lado temos Thiago Marreta, um lutador que volta a lutar após um longo período parado por um séria contusão em ambos os joelhos causado após a épica disputa de cinturão dos meio-pesados contra Jon Jones em julho de 2019, quando perdeu por decisão dividida dos juízes, num resultado muito contestado pela imprensa especializada.
O lutador carioca rompeu ligamentos nos dois joelhos naquela luta e precisou passar por cirurgia, mas já está recuperado
Até hoje, Marreta foi o único lutador que conseguiu levar uma luta até o fim contra Jon Jones e a decisão dos juízes foi dividida.
Na luta que antecedeu ao duelo contra Jon Jones, Marreta venceu ninguém menos que o atual campeão da categoria, Jan Blachowicz, por nocaute técnico, no UFC Fight Night 145 – Blachowicz vs. Santos, em fevereiro de 2019.
O lutador, atualmente no segundo lugar do ranking peso-meio-pesado, tem um cartel de 21 vitórias e 7 derrotas.
Do outro lado temos o veterano Glover Teixeira em um excelente momento na carreira.
O lutador, nascido em Sobralia, MG, vem de quatro vitórias consecutivas, sobre Karl Roberson e Ion Cutelaba, ambas por finalização, Nikita Krylov (decisão dividida) e Anthony Smith, por nocaute técnico.
Essa é a segunda melhor sequencia de vitórias de Glover no UFC, só perdendo para o período em que começou no Ultimate quando venceu 5 lutas seguidas e se credenciou para a disputa do cinturão da categoria contra Jon Jones, em 2014, no UFC 172 – Jones vs. Teixeira. Glover acabou derrotado por decisão unânime.
Glover, atualmente o quarto colocado no ranking da categoria, tem um cartel de 31 vitórias e 7 derrotas.
Pois é, os dois perderam a disputa de cinturão para Jon Jones e agora ambos buscam uma segunda chance de disputar o cinturão da categoria na carreira,
Além de Glover e Marreta, outros três atletas brasileiros participarão do card:
Claudinha Gadelha vai enfrentar Yan Xiaonan pelo peso-palha;
Raoni Barcelos e Khalid Taha se enfrentarão pelo peso-galo;
Marcos Rogério “Pezão” terá pela frente o peso pesado Alexandr Romanov
Felipe “Cabocão” Colares iria lutar contra o peso-galo Gustavo Lopez mas o lutador amapaense testou positivo para covid-19 e foi retirado do card.
UFC Marreta x Teixeira
7 de novembro de 2020, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Thiago Marreta x Glover Teixeira
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Tanner Boser
Peso-médio: Ian Heinisch x Brendan Allen
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Yan Xiaonan
Peso-pena: Giga Chikadze x Jamey Simmons
CARD PRELIMINAR
Peso-médio: Trevin Giles x Bevon Lewis
Peso-galo: Raoni Barcelos x Khalid Taha
Peso-meio-médio: Max Griffin x Ramiz Brahimaj
Peso-pena: Darren Elkins x Luiz Eduardo Garagorri
Peso-pesado: Alexandr Romanov x Marcos Pezão