O UFC retorna para Las Vegas para um evento que promete partir o coração de todos os brasileiros que amam o MMA.
Anderson “The Spider” Silva, uma das maiores lendas da história do esporte, vai realizar a sua última luta antes de sua aposentadoria.
A luta que marca a despedida do ex-campeão dos pesos-médios será contra o jamaicano Uriah Hall na luta principal do UFC Vegas 12: Hall x Silva.
Desde a contusão sofrida na segunda luta contra Chris Weidman, quando quebrou a perna durante o combate, a carreira de Anderson entrou em um forte declínio, com apenas uma vitória em sete lutas, além de duas suspensões por doping.
Entretanto, nada disso consegue apagar uma carreira repleta de vitórias inesquecíveis e de números inacreditáveis como a sequência de 17 vitórias seguidas e 10 defesas de título consecutivas, período em que o lutador foi campeão dos médios do Ultimate entre 2006 e 2013.
Foram combates incríveis como o nocaute, ainda no primeiro round, sobre Vitor Belfort, com um sensacional chute frontal no rosto do oponente, as duas batalhas contra Chael Sonnen, a disputa de unificação de títulos do UFC e Pride contra Dan Henderson, quando venceu o campeão do Pride com um mata-leão no segundo round e o nocaute sobre ex-campeão da categoria meio-pesado Forrest Griffin, após três knockdowns no primeiro round da luta, que é considerada uma das melhores lutas de sua carreira.
Anderson tem um cartel na sua carreira de 34 vitórias, 10 derrotas e um no contest, quando venceu o meio-médio Nick Diaz por decisão unânime, mas o resultado foi alterado para Sem resultado, devido a reprovação dos 2 atletas no exame de antidoping
Sua última vitória foi em fevereiro de 2017, quando venceu o americano Derek Brunson por decisão unânime no UFC 208 – Holm vs. De Randamie. Contudo, o resultado provocou polêmica, uma vez que a grande maioria da imprensa especializada viu vitória de Brunson.
Em teste realizado alguns meses depois dessa luta, Anderson Silva testou positivo para Methyltestosterona, um esteróide anabolizante sintético, bem como diurético
No seu retorno, Silva foi derrotado por Israel Adesanya e Jared Cannonier em seus dois compromissos de 2019, e vem para sua primeira apresentação este ano contra um adversário que chega embalado por triunfos consecutivos sobre Antônio “Cara de Sapato” e Bevon Lewis, e também luta pela primeira vez em 2020.
Uriah Hall, que atualmente ocupa a 10º colocação no ranking da categoria, possui um cartel com 15 vitórias e 9 derrotas.
Outro lutador irá representar nosso país nesse evento, Thiago Moisés
Em cinco lutas no Ultimate até o momento, o paulista Thiago Moisés, revelado pelo Contender Series, teve resultados mistos: três vitórias e duas derrotas. Mas após conquistar o maior triunfo de sua carreira, finalizando o veterano Michael Johnson, ele terá outro experiente adversário pela frente no norte-americano Bobby Green. Membro do plantel do UFC desde 2013, Green fará neste final de semana sua 4ª luta em pouco mais de quatro meses, tendo vencido Clay Guida em junho, Lando Vannata em agosto e Alan “Nuguette” em setembro, todos por decisão unânime.
Priscila “Pedrita” iria enfrentar a norte-americana Cortney Casey nesse card mas a brasileira viu o seu combate ser cancelado de última hora devido a um acidente que a levou a ser hospitalizada, não permitindo assim o seu comparecimento à pesagem oficial do evento, que ocorreu ontem, dia 30/10.
Antes de encerrar esse texto, vou deixar o meu lado torcedor tomar o teclado para escrever que gostaria de agradecer a esse magnifico lutador chamado Anderson Silva por todas as alegrias que ele pode me proporcionar com as suas lutas e que aguardo ansiosamente pelo momento em que os auto falantes do UFC Apex começarem a tocar “Ain’t no Sunshine”, anunciando a entrada dessa grande lenda mundial do MMA pela última vez no octógono.
UFC Vegas 12 – Hall x Silva
31 de outubro de 2020, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-médio: Uriah Hall x Anderson Silva
Peso-pena: Bryce Mitchell x Andre Fili
Peso-médio: Kevin Holland x Makhmud Muradov
Peso-pesado: Maurice Greene x Greg Hardy
Peso-leve: Bobby Green x Thiago Moisés
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Chris Gruetzemacher x Alexander Hernandez
Peso-galo: Adrian Yanez x Victor Rodriguez
Peso-médio: Sean Strickland x Jack Marshman
Peso-meio-médio: Cole Williams x Jason Witt
Peso-meio-pesado: Dustin Jacoby x Justin Ledet
Peso-mosca: Cortney Casey x Priscila Pedrita
Peso-galo: Miles Johns x Kevin Natividad