O UFC está se despedindo, nesse sábado, da segunda temporada de eventos na Ilha da Luta, com um card super especial, cuja luta principal apresenta um dos combates mais esperados do ano.
Meus amigos, estamos falando do UFC 254 e da unificação dos cinturões da categoria peso leve entre o campeão linear Khabib Nurmagomedov e o interino, Justin Gaethje.
Khabib Nurmagomedov, que atua no MMA profissional desde 2008, possui 28 vitórias em sua carreira ainda sem derrotas, sendo 12 delas no UFC
A última vez que o russo atuou foi em setembro de 2019, quando finalizou Dustin Poirier, em sua segunda defesa de cinturão.
Pelo outro lado, Justin Gaethje chega para a disputa com 22 triunfos, sendo 19 por nocaute, e apenas dois reveses em seu cartel.
Pelo UFC, Justin já fez 7 lutas, com 5 vitórias e duas derrotas, com uma série invicta de cinco lutas desde a sua última derrota, para Dustin Poirier, no UFC on Fox 29 – Poirier vs. Gaethje
Khabib deveria ter feito a sua terceira defesa de cinturão contra Tony Ferguson no UFC 249 entretanto o campeão dos pesos-leves da organização não conseguiu deixar a Rússia antes do governo fechar as fronteiras do país por conta da expansão da pandemia do coronavírus,
Com isso, Justin Gaethje foi escalado em seu lugar e a luta contra Fergunson, se tornou na disputa pelo cinturão interino dos pesos-leves
O americano Gaethje conquistou o título interino da categoria ao nocautear Tony Ferguson, na luta principal do UFC 249.
A ideia inicial era que o combate entre Nurmagomedov e Gaethje acontecesse no UFC 253 mas com o falecimento por Covid-19 de Abdulmanap Nurmagomedov, pai e treinador de Khabibi, a luta foi adiada e o UFC 253 ficou com Israel Adesanya x Paulo Borrachinha como luta principal.
O evento é tão importante que o UFC contratou no mês passado ninguém menos que Michael Chandler, ex- campeão mundial peso leve do Bellator, e escalou o lutador para ser o reserva de luxo desse combate.
Na luta co-principal da noite, o ex-campeão peso-médio Robert Whittaker mede forças com Jared Cannonier em um duelo que pode apontar o próximo desafiante ao título da categoria.
Robert, que venceu Darren Till por decisão unânime em sua última luta, no UFC on ESPN 14 – Whittaker vs. Till, tem um cartel de 21 vitórias e cinco derrotas.
Cannonnier, que venceu as suas últimas três lutas, tem um cartel de 13 vitórias e 4 derrotas.
Sua última luta foi no UFC Fight Night 160 – Hermansson vs. Cannonier, quando venceu Jack Hermansson por nocaute técnico no segundo round.
O único representante brasileiro será o meio-médio Alex “Cowboy” Oliveira, que enfrenta o estreante Shavkat Rakhmonov.
Cowboy vai substituir ao lutador Elizeu Capoeira, que precisou ser retirado do card após lesionar o joelho.
Outro lutador brasileiro que foi retirado do card foi ex-campeão da categoria peso-leve Rafael dos Anjos, que testou positivo para Covid 19 e teve a sua luta contra Islam Makhachev removida do evento.
Ainda falando de lutadores que deixaram o card, Umar Nurmagomedov teve sua estreia no UFC, contra o o lutador cazaque Sergey Morozov, adiada devido a uma infecção que lhe causou bastante febre.
Essa é terceira vez que Umar, primo de Khabib Nurmagomedov, tem seu combate retirado de um card. Anteriormente ele lutaria contra Hunter Azure no UFC 249, em abril, mas o evento foi cancelado devido à pandemia do novo coronavírus. Depois, foi escalado diante de Nathaniel Wood na primeira temporada da Ilha da Luta, em julho, mas a morte do pai de Khabib o fez deixar o evento.
UFC 254
24 de outubro de 2020, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi
CARD DO EVENTO
Peso-leve: Khabib Nurmagomedov x Justin Gaethje
Peso-médio: Robert Whittaker x Jared Cannonnier
Peso-pesado: Alexander Volkov x Walt Harris
Peso-médio: Jacob Malkoun x Phil Hawes
Peso-mosca: Lauren Murphy x Liliya Shakirova
Peso-meio-pesado: Magomed Ankalaev x Ion Cutelaba
CARD PRELIMINAR
Peso-pesado: Stefan Struve x Tai Tuivasa
Peso-casado (até 63,5kg): Casey Kenney x Nathaniel Wood
Peso-meio-médio: Alex Cowboy x Shavkat Rakhmonov
Peso-meio-pesado: Sam Alvey x Da Un Jung
Peso-mosca: Liana Jojua x Miranda Maverick
Peso-leve: Joel Alvarez x Alexander Yakovlev