O que você faria se descobrisse que, da noite para o dia, um vírus desconhecido começou a afetar as pessoas? E se você estivesse indo para um evento com mais de 80 mil pessoas por dia, na maior cidade do país? As respostas estão no livro-jogo “Sobreviver”, uma verdadeira experiência que vai te transportar para o coração de São Paulo às vésperas do fim do mundo, que foi lançado ontem, 05/10/2020.
Com diversas opções de finais, “Sobreviver” vai te levar ao limite, te obrigando a fazer escolhas simples, como pegar o metrô ou ir andando, e outras surpresas que vão te fazer questionar sua própria moralidade, na busca pela sobrevivência.
Baseado nas grandes rodas de RPG, o livro-jogo busca trazer esse espírito das quests, mas sem precisar necessariamente de um grupo para jogar. E como se trata de um livro, ele também funciona como uma grande história interativa que pode ser lida sem compromisso a qualquer momento. Mas como a graça é a imersão na trama, o livro traz conteúdos audiovisuais, como vídeos informativos dessa São Paulo, a playlist do protagonista e as mensagens que o colega manda pelo problemático Whatsapp, disponibilizados nos QR Codes que acompanham as páginas.
E como a história busca trazer o máximo de realismo possível, o leitor-jogador terá que fazer testes de sorte para saber o que o destino o reserva em situações adversas. E acredite: ter sorte em um apocalipse zumbi pode significar a diferença entre a vida e a morte! Então não perca tempo! Apoie o projeto que está disponível no link https://www.catarse.me/sobreviverlivrojogo desde o do dia 5 de outubro e se prepare para perambular por uma São Paulo como você nunca viu antes!
O projeto do livro “Sobreviver” surgiu de um sonho antigo do autor Gabriel Garcia, que sempre foi muito fã do universo RPG, mas sentia falta de opções dos clássicos no mercado brasileiro. Então, ele decidiu botar a mão na massa e homenagear os grandes
clássicos do RPG, trazendo a interatividade dessas narrativas para o quintal de sua casa: a cidade de São Paulo. Lançado em versão teste no Artist’s Alley da Comic Con Experience 2017, o livro “Sobreviver” vendeu centenas de exemplares durante a feira.
Com o sucesso de vendas, começou o projeto de fazer uma versão expandida, com melhor acabamento e novas opções de caminhos para que os fãs de uma boa história pudessem se divertir e se horrorizar com o novo “Sobreviver”. Produzido de forma independente e apostando no transmedia para aumentar a interatividade da obra com o leitor, o livro-jogo é uma oportunidade única para quem procura um entretenimento diferenciado e imersivo, já que o protagonista é ninguém menos que você. Suas ações definem o seu final. Você será um herói ou vilão? Morrerá ou sobreviverá? São várias as opções, fazendo com que leitura/ partida seja uma experiência única!
Para explicar melhor sobre o livro e o projeto em si, entrevistamos o autor do livro-jogo, Gabriel Garcia:
Quais as principais inspirações para a elaboração do jogo?
Certamente a maior inspiração é Ian Livingstone, autor dos clássicos livros-jogos que foram a porta de entrada de muitas pessoas ao universo do RPG e dos jogos analógicos. As aventuras são publicadas até hoje no Brasil, pela editora Jambô e são super divertidas. Além dele, George Romero e toda a sua obra não poderia deixar de ser muito influente na temática, os quadrinhos de Robert Kirkman e claro, a cidade “Selva de Pedra” concluem os ingredientes finais para criação do Sobreviver.
Qual ou quais as dificuldades de lançar este projeto no Brasil?
Uma das maiores dificuldades é apresentar o modelo de jogo para aqueles que não conhecem, mesmo sendo super comum dentro do nicho. É preciso explicar como funciona, qual a lógica por trás da narrativa, quais são as mecânicas para despertar o interesse da galera. De toda forma, não é uma dificuldade tão grande quanto conseguir a verba necessária para viabilizar um projeto independente como esse, por isso nós recorremos ao financiamento coletivo
Quantas pessoas participaram da criação do jogo? Quem são elas?
O livro original foi criado por mim, sozinho e em todas as esferas, escrita, ilustração, diagramação, editoração, impressão e venda. Hoje o projeto ganha a assinatura do estúdio GGAC e conta com 5 pessoas na equipe, Eu, Lara, Pedro, Gustavo e Thiago. Todos temos menos de 25 e estamos nos dedicando bastante para entrar no mercado criativo e em diferentes frentes.
Como driblar a questão do isolamento social em razão da Covid-19? As redes sociais podem ser uma alternativa?
É curioso pensar nisso quando se tem na ficção um apocalipse causado por um vírus, seria esse só o começo? Espero que não. O isolamento social foi, sem dúvidas, uma barreira pro livro, não pudermos ir a eventos, demonstrar nossos protótipos e estar presente nos momentos mais importantes para um lançamento, mas trouxe também muito aprendizado, colaboração, home-office e claro, muita dedicação nas redes sociais, que é a nossa aposta para popularizar e trazer o resultado pro projeto.
Existe planejamento de se jogar através de alguma plataforma virtual?
Existiu um protótipo digital mas logo deixamos de lado, o lance do “livro-jogo” tem muita influência no processo, folhear as páginas, a idas e vindas, as anotações no próprio livro, a rolagem de dados, tudo isso dá a personalidade do projeto. Porém, estamos estudando como transformar isso cada vez mais integrado ao digital, e nesta nova edição do livro, você vai interagir várias vezes com QR codes se quiser uma experiência mais imersiva.
SOBREVIVER é ambientado em São Paulo, existe plano de se fazer outros jogos com outras regiões do brasil?
Sem dúvidas, um dos finais deste livro dá, inclusive margem para uma continuação. Mas queremos também explorar outras temáticas, aliens, cthulhu, demônios, cowboys, e porque não fazer isso em território nacional?
Fale sobre o financiamento coletivo pelo Catarse.
O financiamento coletivo é a maneira de viabilizar a arrecadação de verba necessária para realizar o projeto. Lá você pode dar o seu apoio e garantir uma recompensa (Livro + brindes exclusivos). Se atingirmos a meta, ótimo! o projeto vira realidade, e caso não tenhamos sucesso, todos os apoios são estornados, de maneira super segura pelo Catarse. Ficou interessado? Acesse e apoie, já está disponível na plataforma desde o dia 05/10! – https://www.catarse.me/
SOBRE O AUTOR
Gabriel Garcia é publicitário, empresário e amante de jogos de RPG e tabuleiro. Com apenas 21 anos de idade, o criador, natural de Guarulhos, é publicitário e trabalha com jogos há muitos anos. Ele já realizou diversas playtests para empresas da área e sua paixão pelos jogos de tabuleiro o levou a abrir um bar temático especializado nesse tipo de jogo. Em 2017, com apenas 18 anos, foi selecionado para integrar o Artist’s Alley da CCXP, onde ele lançou a primeira versão do livro-jogo “Sobreviver”.
POR QUE APOIAR ESTE PROJETO?
O livro-jogo só se tornará realidade se esta campanha for bem sucedida. Dessa forma, não garantimos que o livro-jogo estará disponível em outro momento. Caso a campanha seja bem sucedida, “Sobreviver” será vendido por nossos parceiros lojistas e pela nossa própria loja online, com um detalhe: os apoiadores do Catarse receberão o livro-jogo em primeira mão. Ou seja, enviaremos para eles antes de ser disponibilizado para venda. Além disso, os brindes e opções de prêmios são exclusivos dessa campanha e não estarão disponíveis futuramente.
Ao apoiar o projeto no Catarse e divulgá-lo para seus amigos e entusiastas de grandes aventuras de horror, você estará apoiando o projeto, o GGAC Estúdio e toda a equipe envolvida. Como forma de compensar a confiança depositada no livro-jogo “Sobreviver” e na equipe por trás dele, você será recompensado com um exemplar autografado, junto aos brindes e prêmios e terá seu nome creditado como um dos apoiadores no próprio livro-jogo.
[metaslider id=10329]