Salve, salve minhas queridas capivaras.
Teremos mais um sábado de MMA no UFC Apex, em Las Vegas.
É o UFC Vegas 8, trazendo dois grandes combates em suas lutas principais.
Pelo main event, um emocionante duelo entre dois nocauteadores que buscam a recuperação na categoria dos meio-pesados, Anthony Smith vs Aleksandar Rakic.
No co-main event, teremos um ex-campeão da categoria meio-médio retornando ao octógono em busca de reabilitação contra um adversário animado após duas vitórias consecutivas, Robbie Lawler vs Neil Magny.
E para a nossa felicidade, teremos uma representante brasileira entrando em ação no card preliminar, Polyana Viana enfrentará Emily Whitmire em combate válido pelo peso-palha.
Vamos voltar as nossas atenções para essa luta principal, que promete muitas emoções.
Anthony Smith, atualmente ocupando o quinto lugar do ranking da categoria, vem de uma dura derrota para o brasileiro Glover Teixeira, por nocaute técnico, no UFC Fight Night 171 – Smith vs. Teixeira, em maio de 2020. Essa foi a segunda derrota do lutador americano nas últimas três lutas.
Anteriormente Smith havia perdido por decisão unânime para Jon Jones, na disputa do cinturão da categoria, no UFC 235 – Jones vs. Smith e vencido o sueco Alexander Gustafsson por estrangulamento, no UFC Fight Night 153 – Gustafsson vs. Smith.
O cartel de Anthony Smith aponta um total de 33 vitórias e 15 derrotas.
Quem vai enfrentar Smith é o austríaco Aleksandar Rakic, oitavo lugar no ranking da categoria, vinha com uma impressionante marca de 12 vitórias consecutivas na carreira, sendo as últimas quatro lutas válidas pelo UFC, até que foi derrotado pelo suíço Volkan Oezdemir, por decisão dividida, no UFC Fight Night 165 – Edgar vs. Korean Zombie, em dezembro de 2019.
Antes dessa marca invicta, Rakic só havia feito uma luta profissional, tendo sido derrotado logo na sua estreia por Christian Radke, com uma guilhotina, no RTC – Rock the Cage 2, em outubro de 2011.
Uma vitória nesse luta é extremamente importante para o futuro desses dos dois lutadores na categoria, já que o cinturão está vago desde que Jon Jones resolveu se aventurar em outra categoria.
A co-luta principal tem o ex-campeão Robbie Lawler, substituindo Geoff Neal, diagnosticado com pneumonia, 20 dias antes do evento.
Lawler, longe do octógono a mais de um ano, vai enfrentar o veterano Neil Magny, em confronto válido pelo peso meio-médio.
Desde que perdeu para Tyron Woodley, na sua terceira defesa do cinturão da categoria, a carreira de Lawler entrou em um viés de queda, com uma vitória sobre Donald Cerrone, por decisão unânime, no UFC 214: Cormier vs. Jones II, seguida de três derrotas consecutivas, respectivamente para Rafael dos Anjos, Ben Askren e Colby Covington,
Importante lembrar que entre a luta contra Rafael dos Anjos e a luta contra Ben Askren, Lawler se afastou do esporte por dois anos devido a sérias lesões nos ligamentos dos joelhos.
Por outo lado, Neil Magny vem animado após vencer as suas duas últimas lutas, respectivamente sobre Li Jingliang, no UFC 248: Adesanya vs. Romero, e sobre Anthony Rocco Martin, no UFC 250: Nunes vs. Spencer, ambas por decisão unânime e ambas em 2020.
Lawler tem um cartel de 28 vitórias e 14 derrotas e Magny tem um cartel de 23 vitórias e 7 derrotas.
Pelo card preliminar, a brasileira Polyana Viana busca se reabilitar , após derrotas consecutivas para JJ Aldrich, Hannah Cifers e Veronica Macedo, em combate contra a americana Emily Whitmire, válido pelo peso-palha.
Essa luta havia sido programada originalmente para o UFC 248, em março deste ano, mas que acabou adiada devido a um problema de saúde de Whitmire já após a pesagem.
UFC Vegas 8
29 de agosto de 2020, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Anthony Smith x Aleksandar Rakic
Peso-meio-médio: Robbie Lawler x Neil Magny
Peso-palha: Alexa Grasso x Ji Yeon Kim
Peso-pena: Ricardo Lamas x Bill Algeo
Peso-meio-pesado: Magomed Ankalaev x Ion Cutelaba
CARD PRELIMINAR
Peso-médio: Maki Pitolo x Impa Kasanganay
Peso-palha: Mallory Martin x Hannah Cifers
Peso-médio: Alessio di Chirico x Zak Cummings
Peso-pena: Alex Caceres x Austin Springer
Peso-palha: Polyana Viana x Emily Whitmire
Peso-meio-médio: Sean Brady x Christian Aguilera