Salve, salve minhas queridas capivaras.
O UFC mal se despediu da Ilha da Luta em Abu Dhabi e já teremos um novo evento nesse sábado, em Las Vegas, Nevada.
É o UFC Vegas 5, que está de volta ao UFC Apex com um card marcado por mudanças de última hora e pela presença de três lutadores brasileiros.
A luta principal do evento de retorno do UFC a Las Vegas seria a disputa entre a lutadora mexicana Irene Aldana e a americana Holly Holm, entretanto, o main event do card mudou com menos de duas semanas de antecedência após Aldana testar positivo para Covid-19.
Com isso a luta foi adiada e um novo main event foi anunciado pelo UFC.
Escalados inicialmente para o co-main event, o embate entre os atuais 8º e 9º colocados, respectivamente, na divisão dos pesos-médios, Derek Brunson e Edmen Shahbazyan foi promovido para o combate principal da noite
.
Brunson, que venceu suas duas últimas lutas por decisão unânime , vai enfrentar o americano Shahbazyan, até então invicto, com 11 vitórias no MMA.
O cartel de Derek Brunson, que chegou ao UFC no final de 2012, marca 20 vitórias e 7 derrotas enquanto que Edmen Shahbazyan fez apenas 3 lutas pelo UFC, todos os combates no ano de 2019.
Pelo co-main event, outra luta teve sua escalação alterada devido a um teste positivo de Covid-19.
Em um duelo 100% tupiniquim, as lutadoras brasileiras Viviane Araújo e Jennifer Maia iriam se enfrentar pela categoria peso-mosca mas faltando pouco menos de duas semanas para o evento, Vivi Araújo testou positivo para o coronavírus e foi retirada do card. Para o seu lugar o UFC escalou a a escocesa Joanne Calderwood, 3ª colocada no ranking da categoria.
Esse vai ser um desafio e tanto para Jennifer Maia, que busca a sua recuperação após ter sido derrotada por Katlyn Chookagian em sua última luta .
Na luta que entecede o co-main event, o brasileiro e atual número doze da categoria peso meio-médio, Vicente Luque vai enfrentar jamaicano Randy Brown.
Esse duelo deveria ter acontecido originalmente em 11 de abril mas foi adiado devido à pandemia do COVID-19.
Luque, que venceu sete das suas oito últimas lutas, tem um cartel de 18 vitórias, 1 empate e 7 derrotas. Sua última luta foi a vitória por Nocaute Técnico sobre Niko Price no UFC 249 – Ferguson vs. Gaethje.
Já Brown, que venceu três das suas últimas lutas, tem um cartel de 12 vitórias e 3 derrotas. Em sua última luta, o jamaicano venceu o brasileiro Warlley Alves com um Triângulo no UFC Fight Night 164 – Blachowicz vs. Jacare.
O último brasileiro escalado para o evento fará a terceira luta do card preliminar.
Markus Maluko, derrotado por Wellington Turman em sua última luta, busca a sua reabilitação contra o norte-americano Eric Spicely, em luta válida pelo peso-médio.
UFC Vegas 5
1 de agosto de 2020, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL :
Peso-médio: Derek Brunson x Edmen Shahbazyan
Peso-mosca: Jennifer Maia x Joanne Calderwood
Peso-meio-médio: Vicente Luque x Randy Brown
Peso-leve: Lando Vannata x Bobby Green
Peso-médio: Kevin Holland x Trevin Giles
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Frankie Saenz x Jonathan Martinez
Peso-meio-pesado: Ed Herman x Gerald Meerschaert
Peso-galo: Ray Borg x Nathan Maness
Peso-médio: Eric Spicely x Markus Maluko
Peso-pena: Jamal Emmers x Timur Valiev
Peso-galo: Chris Gutierrez x Cody Durden