Salve, salve minhas queridas capivaras.
Vamos abrir o nosso espaço hoje para que os queridos amigos da Degusto Club possam trazer uma incrível novidade que vai alegrar bastante você, minha bela capivara enóloga.
Chegou o clube de assinatura da Degusto, feito justamente para você que acredita que vinho bom é o vinho que você gosta, independente de medalha, avaliação de experts ou pontuação de aplicativo.
Os assinantes receberão as principais novidades dos vinhos produzidos no mundo e conteúdo online sobre os vinhos que chegarão nas suas casas, assim como sugestões de harmonizações e de restaurantes com voucher de desconto.
Além disso, a Degusto Club vai oferecer uma série de descontos exclusivos nas compras realizadas no site, na loja e na winestation, fora a conversão de 50% do valor de reserva pagos nos inúmeros eventos produzidos por eles, em compras a serem realizadas no mesmo dia do evento.
O clube é composto por três categorias diferentes de assinatura: mensal, trimestral e anual, sendo que em todas as categorias o assinante receberá 2 garrafas de vinho por mês.
Outras informações sobre o clube de assinatura podem ser acessadas em https://www.degustoclub.com/
Para celebrar esse grande lançamento, o Degusto Club ainda nos trouxe duas gratas surpresas, a primeira é um belo texto sobre a harmonização de vinhos com comidas típicas das festas juninas que já começa no próximo parágrafo. A segunda surpresa vai ficar reservada para o final da nossa coluna, mas já te falo que é coisa bem boa, viu?
As festas juninas ou julinas tem sua origem no campo e embora tenha origem na Europa, a festa que já tem muitos séculos, celebra e agradecer a fartura da colheita. Como em toda festa, o vinho tem um papel chave: além de ser ainda mais agradável em dias frios, normalmente nos meses de junho a agosto, conhecido pelas temperaturas mais baixas, o vinho participa de receitas tradicionais da comemoração.
Uma harmonização inusitada, embora comum no Nappa Valley é a pipoca com vinho branco, especialmente o Chardonnay mais encorpado com breve passagem em carvalho, (que inclusive é um descritor aromático da uva). Isso acontece porque o vinho branco barricado desenvolve características amanteigadas e que pareiam muito bem com a pipoca. O cuidado a se tomar aqui é buscar um vinho branco com baixo teor alcoólico, pois o álcool potencializa o sabor do sal.
Mas, para quem não quer ousar, e acompanhar o frio das festas juninas, os vinhos tintos são a solução. Uvas como Tempranillo, sem passagem por barris de carvalho e a Merlot do novo mundo (argentina, Brasil, Uruguai, África do sul), essas uvas produzem vinhos macios, frutados e fáceis de agradar a todos.
Ela harmoniza perfeitamente com o Cabernet Sauvignon da clássica vinícola J. Bouchon. Essa garrafa de vinho reserva (50% do vinho estagia em barricas de carvalho francês novo durante 4 meses) que vem no nosso primeiro mês do clube de vinhos da Degusto Club. Esse casamento acontece porque seu aroma de frutos vermelhos e negros como cerejas maduras, mirtilos e groselhas acompanhados de notas de especiarias, como pimenta preta e cravo da Índia, além de toques defumados, herbáceos e de tabaco se entrelaçam com o sabor levemente picante da calabresa que geralmente acompanha e sopa de ervilha, e a gordura do bacon e da carne seca que é dissolvida na boca pelos taninos redondos e aveludados desse cabernet sauvignon. A dica é acompanhar com torradas gratinadas com parmesão ralado e servir com fios de azeite, isso ajudará a perceber todo o sabor da uva, construindo o terceiro sabor tão importante na harmonização.
Já o segundo vinho do mês é um carmenere reserva, da mesma vinícola. Este já possui coloração rubi intensa com reflexos violáceos, com boa estrutura e encorpado, tem taninos sedosos e boa acidez. Todas essas características harmonizam perfeitamente com o milho (salgado) e com o Curau de Milho e a tradicional Caldo de Aipim e até mesmo o Caldo Verde. Essa combinação é tão agradável porque o fim de boca marcado por frutas vermelhas, especiarias, toques de cacau e chocolate e o aroma com frutos vermelhos, como cerejas e ameixas, notas de pimenta preta, herbáceos, do carmenere brinca com o dulçor natural do milho, e os temperos usados nos pratos finalizam o casamento com o toque de tabaco e chocolate oriundo da barrica.
Meus amigos, chegou a hora de revelar qual é a segunda surpresa que a equipe da Degusto Club nos preparou.
Agora, os leitores do “A Capivara Deu Cria” terão direito a um cupom exclusivo de desconto na Degusto Club.
Utilize o cupom “Capivara” e você vai ganhar R$ 10,00 de desconto.
Com isso, dá para pagar mensalidade de trimestral em plano mensal sem fidelidade.
Que maravilha, um cupom para chamar de seu, minha gente.