Salve, salve minhas queridas capivaras.
O grande vencedor do Oscar 2020 já chegou a televisão brasileira.
O filme sul-coreano “Parasita” entrou no catálogo do Telecine no início do mês de junho,
Dirigido e escrito por Bong Joon Ho, assinando o roteiro em conjunto com Han Jin-won, o filme retrata um olhar crítico da realidade sul-coreana, expondo fortemente as desigualdades econômicas que dividem o país, demostrado pelas diferenças gritantes de modo de vida das duas famílias que protagonizam o longa. Uma disparidade absurda.
A trama de “Parasita” acompanha uma família sul-coreana à beira da miséria que se infiltra na casa e no dia a dia de outra família, bem mais rica. Quando um dos membros do clã consegue trabalho como professor particular da filha de um casal ricaço, ele tenta encontrar outros trabalhos para seus parentes na mansão — nem que, para isso, prejudique outras pessoas.
Fazem parte do elenco do filme: Song Kang-ho, Lee Sun-kyun, Cho Yeo-jeong, Choi Woo-shik e Park So-dam.
Parasita teve a sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2019, onde ganhou a Palma de Ouro, tornando-se no primeiro filme sul-coreano a receber o prestigiado prêmio assim como o mais recente filme a ganhar com o voto unânime do corpo de jurados do festival,
Entre a premiação no Festival de Cannes e a estrondosa vitória no Oscar, o filme sul-coreano recebeu outros 16 prêmios, com destaque para os prêmios de melhor filme estrangeiro e de melhor roteiro original no Bafta Awards, em cerimônia realizada uma semana antes do Oscar.
Nessa premiação, o filme ainda foi indicado nas categorias de Melhor Realizador e de melhor filme
Em 92 anos da premiação do Oscar, Parasita foi o primeiro longa em idioma não-inglês ao vencer a categoria de Melhor Filme.
O filme levou outros três prêmios, vencendo também por melhor direção, melhor filme internacional e melhor roteiro original., além de ter tido ainda outras duas indicações, por Melhor Montagem com Yang Jin-mo e por Melhor Direção de Arte, com a dupla Lee Ha-jun e Cho Won-woo.
Entretanto, o prêmio de melhor montagem foi para o filme “Ford vs Ferrari” e o de melhor direção de arte foi para “Era uma vez em Hollywood”
“Parasita” ganhará uma série na HBO, com uma expansão da história retratada no longa-metragem. O diretor Bong Joon Ho fará parte da produção executiva da série ao lado de Adam McKay.