Salve, salve minhas queridas capivaras.
Responsável pelo futebol americano nacional, a BFA (Brasil Futebol Americano) está trazendo muitas novidades para a temporada 2019.
A 3ª edição da Liga BFA terá pela primeira vez quatro divisões: Elite, Acesso, Norte e Feminino.
Nas três ligas masculinas, serão mais de 80 times espalhados em 22 estados e 51 cidades. Aproximadamente 5 mil atletas e mais de 200 jogos no total.
A Liga BFA Elite terá 33 times, sendo sete do Sul, oito do centro-oeste, dez do sudeste e oito do nordeste. Essas equipes disputarão regionalmente o título de Conferência, e os quatro campeões brigam por uma vaga no Brasil Bowl.
A abertura será no dia 29 de junho de 2019 quando Portuguesa FA e Flamengo Imperadores farão o primeiro jogo da temporada 2019 da Liga BFA.
A partida será realizada no Estádio Ícaro de Castro Melo, também conhecido como Estádio do Ibirapuera, às 14h00min, com entrada gratuita: basta levar 1kg de alimento não perecível.
O evento será muito mais que apenas um jogo de futebol americano. Na parte da manhã, mais de 200 crianças serão levadas pelo Instituto Ekballoin para participarem de atividades relacionadas ao futebol americano. Haverá lançamento de bolas ao alvo, recepção de passe, disputa de corrida e muito mais. É uma grande oportunidade para que estas crianças tenham contato com o futebol americano desde cedo.
Esse ano, a competição terá uma final inédita, pois os critérios de cruzamento nos playoffs nacionais definem que as semifinais serão entre: Nordeste x Sudeste e Sul x Centro Oeste.
No Sudeste, o atual Campeão Galo FA vem para defender o título. Mas antes, terá que passar pelos adversários regionais. O Vasco Almirantes está mais forte, depois da união entre Patriotas e Reptiles. A Portuguesa, mesmo depois de dois anos fora dos playoffs, é sempre um adversário complicado. O América Locomotiva cresce a cada ano. Já o Challengers volta à Elite após algumas temporadas no acesso.
O Coritiba Crocodiles e o T-Rex, no sul, são os Campeões de Conferência das duas primeiras edições. O Paraná HP vem se reforçando e busca encostar nos favoritos.
No Centro Oeste, Tubarões e Hornets fizeram uma final de Conferência muito disputada no ano passado. O Rondonópolis Hawks chega à Elite e vai tentar mostrar do que é capaz.
Os nordestinos estão em grande rivalidade. O Espectros tem hegemonia na região, mas Caçadores e Mariners buscam o posto de campeão do Nordeste e contam com a companhia do Bulls como principais adversários nessa briga.
Na região norte, as equipes passam a fazer parte da Liga BFA.
A Liga BFA Norte terá dez times, que disputarão o título de Campeão da Conferência Norte. Após a classificação geral desta temporada, as equipes do Norte serão divididas entre Elite e Acesso para 2020. O Vingadores vem como favorito depois de grande campanha em 2018.
Já a Liga BFA Acesso, as equipes disputarão regionalmente o título de Campeão de Conferência, e esses Campeões garantirão vaga na Liga BFA Elite do ano seguinte.
No Sul teremos sete equipes do RS na disputa, mostrando o crescimento do futebol americano no estado.
A Conferência Sudeste contará com 16 times no total e jogos muito disputados. Esta é a única conferência que conta com jogos de quartas de final nos playoffs.
No Centro Oeste teremos quatro equipes jogando entre si para ver quem chegará à elite em 2020.
No Nordeste serão 12 times em três grupos disputando, jogo a jogo, uma vaga nos playoffs. As defesas terão que buscar a perfeição para ajudar as suas equipes a garantir a vaga.
Já na Liga Feminina, anunciada pela BFA no dia 28 de maio, equipes de diversas regiões do país irão medir forças para conquistar o campeonato, que terá inicio no mês de julho de 2019.
No total, estão confirmadas oito equipes de quatro estados brasileiros. O torneio terá 15 jogos e mais de 300 atletas. As equipes serão: Portuguesa FA (SP), Curitiba Silverhawks (PR), América Big Riders (RJ), São Paulo Panthers, Bangu (RJ), Brasília Pilots, ColdKillers e Spartans (SP).
Outras informações podem ser encontradas no site da Liga BFA – https://ligabfa.com.br/
#
#
#