Salve, salve minhas queridas capivaras.
Nesse domingo, dia 14 de abril, estreia na HBO a 8ª e última temporada de “Game of Thrones”.
Serão apenas seis episódios, mas todos com uma duração bem maior do que os episódios apresentados anteriormente. praticamente seis longa-metragens.
O primeiro episódio vai durar 54 minutos, o segundo vai durar 58 minutos, o terceiro episódio será o maior dessa oitava temporada, com 1 hora e 22 minutos, o quarto episódio terá 1 hora e 18 minutos e os dois últimos episódios terão a mesma duração, 1 hora e 20 minutos.
Game of Thrones adapta para a TV a série literária As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin.
São 47 prêmios Emmy – o maior número para qualquer série roteirizada – e uma média de 30 milhões de espectadores apenas nos EUA, em todas as plataformas: no Brasil e em outros 170 países, a série também é exibida pelo HBO Go, o streaming da emissora.
A série se passa em Westeros, uma terra reminiscente da Europa Medieval, onde as estações duram por anos ou até mesmo décadas e a história gira em torno de uma batalha entre os Sete Reinos, onde duas famílias dominantes estão lutando pelo controle do Trono de Ferro, cuja posse possivelmente assegurará a sobrevivência durante o inverno que está por vir.
A primeira temporada da série se inicia quando Ned Stark é convidado para se tornar o principal conselheiro (conhecido como a Mão do Rei) do Rei Robert Baratheon dos Sete Reinos de Westeros. Ned, em segredo, recebe uma carta de Lysa, irmã de sua esposa Catelyn, que lhes dá motivo para acreditar que seus rivais, a Casa Lannister — da qual a esposa do rei, a Rainha Cersei, faz parte — causaram a morte de Jon Arryn, o Mão do Rei anterior. Ned entra na missão de ir para o sul a fim de ajudar o rei a governar, como também a descobrir quem matou Jon Arryn, mesmo tentando proteger sua família dos Lannisters. Durante suas investigações pelos motivos por trás da morte de seu cunhado, Ned descobre os segredos obscuros dos Lannisters, os quais Jon Arryn morreu tentando expor. Enquanto isso, além do Mar Estreito, o príncipe exilado Viserys Targaryen, arranja um casamento para sua irmã Daenerys com Khal Drogo, em troca de exércitos para tomar o Trono de Ferro que é seu por direito.
Na segunda temporada, os Sete Reinos entram em guerra, com o autoproclamado Rei do Norte, Robb Stark, lutando para ganhar a independência para seu povo e para o povo das Terras Fluviais. Robb percebe que precisa ganhar a fidelidade do povo independente das Ilhas de Ferro, e envia seu melhor amigo Theon Greyjoy para conversar com seu pai, o Rei Balon Greyjoy, que está armando planos para seu próprio benefício. Enquanto isso, Joffrey Baratheon assume o Trono de Ferro com o apoio da poderosa Casa Lannister, porém, seus tios, Renly e Stannis Baratheon, entram em disputa para tomar o trono. Assim como Renly e Stannis, a Daenerys Targaryen agora com três dragões jovens, segue o plano de Viserys em busca de aliados para reivindicar também o Trono de Ferro. Enquanto todos disputam pelo governo absoluto de Westeros, Tyrion Lannister chega em Porto Real para se tornar conselheiro do rei, mas acaba enfrentando a oposição de sua intrigante irmã, Cersei, que em segredo, é a verdadeira conselheira de seu filho Joffrey.
Na terceira temporada, o outono chega para toda a Westeros. O povo precisa se preparar para os anos de inverno que virão, mas, em vez disso, os Sete Reinos permanecem presos pela guerra civil. O Rei Renly Baratheon é assassinado, o que altera as alianças na guerra, principalmente para a Casa Stark que fica em desvantagem após Theon Greyjoy tomar posse de Winterfell. Robb Stark, traído por seu amigo Theon, decidiu portanto marchar e reconquistar o Norte, mas acaba caindo em uma armadilha feita por Walder Frey e Roose Bolton, aliados do avô do Rei Joffrey, Tywin Lannister. O cruel Rei Joffrey Baratheon também conquista uma grande vitória ao garantir uma aliança com a Casa Tyrell, após derrotar seu tio Stannis. Agora, Joffrey comanda os maiores exércitos do reino e seu triunfo parece ser inevitável. Enquanto isso, no outro lado do Mar Estreito, Daenerys adquire um grande exército de soldados chamados de Imaculados para ajudá-la a conquistar Westeros.
A quarta temporada mostra que, nos Sete Reinos, enquanto a Casa Stark está à beira da extinção — ou, pelo menos, é o que o reino, em geral, acredita —, quatro filhos de Ned lutam para sobreviver. Sansa Stark continua sendo refém do Trono de Ferro e é forçada a se casar com Tyrion; enquanto Rickon Stark procura a segurança da Última Lareira e da ferozmente leal Casa Umber. Bran Stark e seus companheiros, Hodor, Jojen e Meera Reed, atravessam a Muralha perseguindo uma visão; enquanto Arya Stark, que perdeu tudo, foge para Essos a fim de voltar para se vingar. A Casa Lannister e a Casa Tyrell decidem se tornar invencíveis através do casamento entre Rei Joffrey e Margaery Tyrell, mas nem tudo sai como o esperado para os Lannisters e Joffrey sofre consequências. Daenerys abole a escravidão em Essos, mas seus dragões lhe causam grandes problemas fazendo-a tomar decisões difíceis.
Na quinta temporada, a Guerra dos Cinco Reis, que acreditava-se estar chegando ao fim, entra em uma nova e mais caótica fase. Daenerys Targaryen torna-se cada vez mais poderosa e sua fama não passa despercebida por ninguém em Westeros, levando Tyrion Lannister aliar-se a ela após ser traído por sua família. Sansa Stark consegue fugir de Porto Real e é forçada a se casar com o novo usurpador de Winterfell, o cruel Ramsay Bolton, que torturou e perturbou mentalmente Theon Greyjoy. Margaery Tyrell, agora rainha e recém-casada com o novo rei, Tommen Baratheon, manipula seu marido a planejar enviar Cersei para Rochedo Casterly — terra natal dos Lannisters. Enquanto isso, Cersei restaura a Fé Militante dos Sete Deuses, e com ajuda do sacerdote Alto Pardal, se vinga de Margaery e Loras Tyrell, punindo-os por seus “pecados”; Cersei também sofre consequências. Jon Snow — filho bastardo de Ned Stark — finalmente é eleito como 998º Senhor Comandante da Patrulha da Noite, um grupo de vigilantes que protege a fronteira dos Sete Reinos contra ameaças desconhecidas. Infelizmente, a vitória de Snow atrai inveja e traição.
Na sexta temporada, Sob os ventos gelados do Norte, Sansa Stark e Theon Greyjoy conseguem escapar de Ramsay Bolton, em Winterfell. Jon Snow ganha respeito de seus colegas da Patrulha da Noite e consegue uma aliança com os Selvagens — povo nômade que mora para-lá-da-muralha — e juntos chegam nas redondezas de Winterfell ao lado das Casas Mormont, Hornwood, Mazin e Aryn para combater Ramsey Bolton, os Karstark e Umber. Ramsay é derrotado e a Casa Stark finalmente recupera Winterfell. Após essa grande vitória, Jon Snow é nomeado Rei do Norte pelas casas nobres nortenhas. Cersei Lannister se vinga do Alto Pardal e mata a maioria de seus inimigos, tornando-se mais tarde a primeira Rainha Reinante dos Sete Reinos. Daenerys consegue garantir mais combatentes para sua guerra. Ela também forma aliança com Yara e Theon Greyjoy, que querem retomar as Ilhas de Ferro das mãos de seu tio Euron. Então, Daenerys com seus dragões, com um grande exército e com seus novos aliados cruzam o Mar Estreito rumo à Westeros. Enquanto isso, Arya Stark conclui seu treinamento de guerreira em Essos e volta também para Westeros, dando início à sua vingança.
Finalmente, na sétima temporada, a tensão sobre quem irá ficar com o Trono de Ferro aumenta. Daenerys chega em seu antigo lar, Pedra do Dragão, e envia seus aliados Dorneses para Lançassolar, os Imaculados para Rochedo Casterly, e decide não atacar Porto Real por enquanto. Em Porto Real, Jaime Lannister explica para sua irmã Cersei a necessidade crucial de ter aliados. Ela dá as boas-vindas para Euron Greyjoy, que a propõe em casamento em troca de sua Frota de Ferro. Jon Snow vai para Pedra do Dragão na esperança de receber o apoio de Daenerys contra os Caminhantes Brancos — criaturas místicas que querem dominar Westeros — deixando Sansa no comando de Winterfell. Bran e Arya voltam para Winterfell, onde eles se reencontram com Sansa após muito tempo. O verdadeiro parentesco de Jon é descoberto por Samwell Tarly e Bran. A Rainha Cersei acerta suas contas com as Casas Tyrell e Martell, enquanto Daenerys consegue apoio de mais casas nobres de Westeros. Ela também é convencida por Jon sobre os Caminhantes Brancos e chega a conhecer a crueldade do Rei da Noite, que não mede esforços para dominar os Sete Reinos.
Com o fim de “Game of Thrones”, a HBO já começa a produzir um spin-off da série que contará uma história milhares de anos antes da série principal. A ideia é mostrar como uma Era de Ouro de Westeros se transformou em um dos períodos mais sombrios de sua história. A atriz Naomi Watts foi contratada para ser a protagonista dessa nova saga.
#
#
#