Salve, salve minhas queridas capivaras.
Começou hoje (terça-feira, 4), o CCXP Unlock. Com um viés corporativo, o evento volta a São Paulo em meio ao buzz gerado pelo maior festival de cultura pop do planeta, a CCXP2018, e vai até amanhã (quarta-feira, 5). Abrindo a programação, o CCO da Omelete Company, Otávio Juliato, apresentou aos participantes alguns resultados da pesquisa Geek Power, que analisa os hábitos de consumo desse público no Brasil.
Com cerca de 12 mil entrevistados, os dados foram coletados através de um formulário disponibilizado nas redes sociais e faz uma comparação entre os geeks e o mainstream. Algumas conclusões inesperadas quebram estereótipos clássicos referentes ao nerds. Diferente do que se pensa, 49% desse público pratica esportes, por exemplo. Conheça abaixo mais alguns dados revelados na pesquisa.
Perfil do geek:
Gênero
62% masculino
52% do público possui entre 18 a 29
41% pertencem as classes A e B
42% possuem ensino superior
49% praticam esportes, sendo os mais praticados: Corrida, Futebol, Triathlon
Dados de consumo:
87% usa a internet pra se divertir
42% enquanto tá acordado tá on LINE
63% gastam mais de R$ 100,00 com entretenimento mensalmente
84% do público geek consomem cultura pop todos dias
95% assistem mais de 3 filmes por mês
Bebidas que geeks/nerds consomem mais: água, suco, refrigeração
Consumo de entretenimento:
Redes sociais mais utilizadas
64% YouTube
58% Instagram
47% Facebook
É o público que mais assiste streaming.
70% consideram ficção científica é o gênero mais amado (seja nos cinemas, livros ou séries)
Como conclusão, Juliato levou ao público 3 aprendizados sobre como atingir o público geek: conteúdo, contexto e conexão.
“É necessário um conteúdo bom, o geek se preocupa muito com isso. Contexto também é fundamental, não adianta chegar do nada. Sua produto deve ter uma conexão com o público, ele tem que se ver nele e assim ele vai consumir.”
A programação da CCXP Unlock, terá diversos painéis, apresentações e uma homenagem ao empresário, publicitário e criador de um dos 100 maiores comerciais da história, Nizan Guanaes, que estará presente no evento.
Lista de convidados confirmados:
Ana Paula Xongani é bacharel em design e estilista-fundadora da Xongani, um ateliê de moda afro-brasileira. Nas redes, em apresentações e palestras, ela resgata e conecta suas vivências enquanto mulher negra, mãe e empresária da moda e estilo aos temas contemporâneos e urgentes, como a importância do ativismo e do feminismo negro no combate ao machismo, racismo (e ao colorismo). Ela reforça que “a plenitude destas conquistas passam, necessariamente, por ações de empoderamento e autoestima da mulher, especialmente da mulher negra”.
André Campelo é empreendedor apaixonado por negócios, inovação, educação e tecnologia. Formado pela PUC-Campinas em Análise de Sistemas e com Pós-MBA em Gestão Estratégia e Econômica de Negócios pela FGV, André é fundador da Digitale.XY2, uma das maiores agências digitais do Brasil, e também do Widbook.com, startup para escritores criarem e compartilharem suas histórias online. Atualmente, é CEO e fundador do Dentro da História (www.dentrodahistoria.com.br), uma plataforma de histórias para crianças, com modelo inicial de livros personalizados, em que as crianças são as estrelas de suas histórias, junto com seus personagens favoritos.
André Vasco é um comunicador multiplataformas. Imprime carisma, espontaneidade, credibilidade e um jeito informal de conduzir programas independente da plataforma. Do rádio à criação de conteúdo na internet e passando pela televisão e por eventos corporativos, o sucesso a nível nacional veio em 2009, quando assinou contrato com o SBT. Em seguida, foi para a Band com uma missão: trazer mais audiência para as tardes da emissora. O resultado foi melhor do que o esperado, com o programa “Sabe ou Não Sabe”, um game show feito nas ruas do Brasil. Logo em seguida, fez parte do projeto internacionalmente premiado “Cozinhando no Supermercado”, um product placement leve e moderno. Com apenas 33 anos, mas com empresas como SBT, MTV, Band, Discovery, Rádio 89 no currículo, André não para nunca.
Felipe Solari é cineasta e apresentador multimídia. Foi VJ da MTV, emissora em que apresentou o CineMTV, dentre outros programas ; implementou no programa “Legendários”, da Rede Record, um quadro sobre consciência ecológica. Desde 2013, Solari vem criando parcerias de programas com vários canais e empresas, tais como Canal Futura, Canal Space, FOX, Glitz, FIAT, Vivo, Stella Artrois, Jack Daniels, Lollapalooza e Update or Die. Solari é criador da Guilhotina Filmes, produtora de filmes de arte para marcas, que lançou, no fim de 2016, o documentário “Cordel de Trancoso”.
German Camona é brand manager da GOL e trabalha na construção no novo posicionamento da marca, na estruturação de sua presença nas redes sociais, além de construir experiências inovadoras com a marca. Publicitário e jornalista com mais de 15 anos de atuação em marketing no Brasil e na Europa em empresas como Mercedes Benz, Unilever e Air France KLM, German fez sua graduação na ESPM, e mestrados na Universidade de Londres e também na Universidade de São Paulo.
Gustavo Giglio é publicitário, sócio-diretor de Marketing e Novos Negócios do Update or Die, curador do CCXP UNLOCK (Comic Con Experience), atualmente trabalhando com conexões criativas/projetos especiais e conselho editorial na Trip Editora. Formado em Propaganda e Marketing (Mackenzie), tem pós-graduação em Design e Comunicação (SENAC) e MBA Executivo em marketing (MMMarketing). Passou dez anos como gerente de marketing e comunicação na Trip Editora. Faz parte da comissão julgadora da Bienal Brasileira de Design Gráfico, é membro do comitê “Marketing Experts” (da Fundação Getúlio Vargas), é jurado no Prêmio Abril de Publicidade em Criação Digital e Native Ads e é embaixador da marca Guinness, além de ser considerado um dos 50 Profissionais Mais Inovadores do Mercado Digital Brasileiro (pela revista Próxxima), jurado do Troféu HQMIX, tem especialização digital na Master Class da Hyper Island em NY, autor do livro “Planeta das Macacas” e produtor executivo do documentário sobre a tragédia em MG, “Memórias de Mariana”. Esteve, por várias vezes, em eventos internacionais, gerenciando projetos de cobertura e produção de conteúdo, como SXSW, Festival de Criatividade em Cannes e a própria San Diego Comic Con.
Leandro Valentim é head de Novos Negócios do Esporte do Grupo Globo, formado em Administração de Empresas pela UFSC, pós graduado em Gestão de Marketing pela FGV e possui MBA pela Fundação Dom Cabral. Iniciou a carreira no Grupo RBS, empresa na qual foi Diretor de Novos Negócios. Participou da criação da Geo Eventos e dirigiu a unidade de Esportes da agência. Na Globo desde 2013, lidera uma incubadora de novos negócios e lançou iniciativas, como a agência internacional NewSource Globo, uma rede de gestão de conteúdos para telões de estádios de futebol, a Estádio TV. Atualmente, lidera o projeto de eSports do grupo.
Sobre a CCXP
A CCXP reúne fãs, profissionais e empresas em uma grande celebração, repleta de novidades do universo geek e da cultura pop. Em 2018, o evento chega a sua quinta edição e vai comemorar os 80 anos do Superman com atividades oficiais da DC Comics, que incluem painéis com artistas nacionais e internacionais. Em 2017, a CCXP – maior evento de cultura pop do planeta – recebeu 227 mil pessoas e abrigou o maior Artists’ Alley do Hemisfério Sul – com 515 ilustradores e quadrinistas de 15 países. O evento é realizado pela Omelete Company, Chiaroscuro Studios e PiziiToys. Para saber mais, acesse: www.ccxp.com.br.
Serviço CCXP UNLOCK
Data: 04 e 05 de dezembro de 2018
Horários: 8h às 18h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda, São Paulo – SP.
www.unlock.ccxp.com.br
www.facebook.com/CCXPoficial/
www.twitter.com/CCXPoficial
https://www.instagram.com/