Festival celebra a paixão cervejeira no Píer Mauá
Salve salve queridas Capivaras Cervejeiras, está chegando a hora e estaremos lá cobrindo mais este evento.
De 05 a 09 de setembro, os armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, voltam a sediar o Mondial de la Bière Rio, que tem sua edição carioca desde 2013. O festival se consolida como um dos principais eventos para degustação e difusão da cultura cervejeira no mundo, e consagra o Brasil como o primeiro país a ter duas edições anuais – este ano aconteceu a primeira edição de São Paulo – confirmando um mercado cervejeiro forte e um público sempre em busca de novidades. Anualmente, novos consumidores procuram o festival como uma porta de entrada para o mundo das artesanais, em ávida expansão. O espaço de 17 mil metros quadrados será tomado por cervejarias de diversos estados do Brasil e outros países, que se preparam para apresentar rótulos já consagrados e lançamentos em primeira mão para os visitantes.
Faltando pouco menos de um mês para o início do Mondial de la Bière Rio 2018, até agora, mais de 120 cervejarias já confirmaram presença no festival. De outros Estados, chegam pela primeira vez ao evento: Dogma (SP), Doktor Brau (SP), Hator (SP), Koala San Brew (MG), Kremer (SP), Leuven (SP); entre as estreantes fluminenses estão: Bierdorf, Born2Brew, Brewlab, Broers Bier, Casa do Fritz, Cerveza Guapa, Doutor Duranz, Dream Bier, Hood, Kurumã, Livre, Matisse, Nossa Cerveja Artesanal, Palma Louca, Pontal, Primata, Rota Imperial, Show de Bola, Soul Tere, Vila de Secretário, Viper, Viquim, Zer09 Cervejas Artesanais. Algumas cruzaram oceanos para voltar ao Mondial de la Bière Rio 2018: 1795, Anthony Martins, Aurum Drinks, Bosteels, Brooklyn Brewery, Chimay, Dellirium, Erdinger, Goose Island, HB, La Trappe, Lupulus, Praga, ST Bernardus, ST Feuillien, Stone Brewing, Straffe Hendrik, Val-Dieu, Van Honsebrouck, Warsteiner e Weltenburger Kloster. A primeira participação da Brugse Zot, Halve Maan, Paulaner, Red Stripe e Weihenstephan está confirmada. E as veteranas nacionais: 4 Estações (RJ), Allegra (RJ), Arariboia (RJ), Beer Underground (RJ), Bella Craft Beer (RJ), Bohemia (RJ), Bottobier (RJ), Brassaria Ampolis (RJ), Brewpoint (RJ), Búzios (RJ), Colibrew (RJ), Donna (RJ), Ethos Ales & Lagers (RJ), Farra Bier (RJ), Gaspar Brewery (RJ), Imperatriz Bier (RJ), Labirinto (RJ), Lótus Cervejaria (RJ), Marmota Brewery (RJ), Mistura Clássica (RJ), Motim (RJ), Oceânica (RJ), Odin (RJ), Old School (RJ), Overhop (RJ), Petra (RJ), Piedade Cervejaria (RJ), Quatro Graus (RJ), Ravache (RJ), Rockbierd Craft Brewery (RJ), Roter (RJ), Suburbana (RJ), Sundog (RJ), Therezópolis (RJ), Thirst Hawks (RJ), Trópica (RJ), W*kattz Cervejaria (RJ), Wonderland Brewery (RJ), Antuérpia (MG), Ashby (SP), Backer (MG), Baden Baden (SP), Barco Brewers (RS), Black Princess (SP), Blondine (SP), Bodebrown (PR), Capa Preta (MG), Coruja (SC), Colorado (SP), Dádiva (SP), Ekäut (PE), Eisenbahn (SC), Krug Bier (MG), Kud (MG), Maniacs Brewing (PR), Matt Bier (BA), Paulistânia (SP), Província (RS), Saint Bier (SC), Seasons (RS) e Wals (MG) já asseguraram seu lugar no elenco do festival. Sindbebidas (MG) e Sebrae RJ agregam um mix de expositores dos respectivos Estados.
O Mondial de la Bière Rio 2018 é uma vitrine para a produção das cervejas artesanais dos quatro cantos do mundo, os rótulos que são envelhecidos em barris de uísque e outros destilados e as sours prometem ser os hits do festival.
No evento, os expositores poderão participar do MBeer Contest Brazil, uma competição inovadora, com avaliação baseada nas qualidades intrínsecas da cerveja. Sem categorias pré-definidas por estilo, os juízes – que farão as degustações às cegas, sem qualquer informação sobre o produto, identificarão o estilo do rótulo e a avaliarão de acordo com o gênero identificado. Um júri composto de profissionais internacionais e nacionais irão selecionar os melhores rótulos nas categorias ouro e platina e a premiação se dará no primeiro dia de Mondial de la Bière Rio 2018 (05/09). Os visitantes também poderão votar em suas preferidas no MBeer Contest Público.
A programação musical, com cunho democrático, conta com bandas de folk, jazz, reggae, rock, irlandesa, entre outros estilos. Dois palcos serão montados na área externa, privilegiando a vista para a Baía de Guanabara. Além do repertório eclético de sonoridades, a Lady Luck Tatto – novidade na edição de 2017, com mais de 300 tatuagens em cinco dias de evento – já está confirmada. A organização do Mondial de la Bière Rio 2018 promete ainda uma área reservada para jogos, que chega como novidade ao evento.
Há seis anos o Mondial de la Bière Rio se apresenta como uma vitrine de lançamento da produção de cerveja artesanal, que anualmente apresenta um crescimento entre 30% e 40%. Na primeira edição do festival, o Rio de Janeiro contava com menos de 20 bares de cerveja artesanal. Hoje, o número varia entre 170 e 200 estabelecimentos. “O Mondial de la Bière é a plataforma que une todas as pontas do mercado cervejeiro. É o grande encontro entre as cervejarias que produzem, os consumidores que apreciam, os empresários que investem e as escolas e instituições que promovem conhecimento”, comenta Luana Cloper, diretora do evento.
Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China. Em 2013, eram poucos os que falavam em dosagens de lúpulo, que giravam copos com o objetivo de buscar aromas e estavam em busca das sensações que a cerveja pode proporcionar para além do álcool”, completa Luana.
O Mondial de la Bière apoia a Lei Seca e adverte aos visitantes que utilizem o transporte público.
Sobre o Mondial de la Bière
Realizado anualmente em Montreal, no Canadá, e em Paris, na França, o evento é único, de entretenimento e degustação. Ele é considerado a porta de entrada para muitas indústrias de cervejas estrangeiras nos países de realização. No Brasil, o Mondial de la Bière é promovido e organizado pela Fagga | GL events Exhibitions.
Sobre a Fagga | GL events Exhibitions
Pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro, a Fagga l GL events Exhibitions conta com um portfólio que reúne mais de 3 mil eventos realizados no Brasil e 250 no exterior. A empresa tem escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Além da forte presença no eixo Rio-São Paulo, a Fagga consolidou sua presença em outros destinos do Brasil, especialmente os de apelo regional, como Minas Gerais e Bahia. A companhia integra a operação brasileira do grupo GL events, que chegou ao país em 2006 e atualmente administra 12 companhias.
Sobre a GL events
A GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon (França) e faturamento de 939 milhões de euros em 2014. A companhia está presente em 53 cidades espalhadas por 24 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. Com quatro mil colaboradores, o grupo já realizou mais de quatro mil eventos.
Serviço:
Data: 05 a 09 de setembro. Horário: Quarta e quinta das 16h à 00h; sexta e sábado das 14h à 00h; e domingo das 14h às 21h. Local: Píer Mauá, Armazéns 2, 3 e 4 | Av. Rodrigues Alves, n° 10, Saúde, Rio de Janeiro. Vendas pelo site www.mondialdelabiererio.com
[metaslider id=10329]
#
#