Salve, salve minhas queridas capivaras.
Olha a coluna Bar da Capivara voltando ao A Capivara Deu Cria depois de um mês de recesso.
Pois é, o Paladino da Boemia ainda não conseguiu voltar ao seu velho ritmo, sabe como é, o malandro está ficando um velho ranzinza, não quer mais sair de casa, só quer saber de ficar deitadão, assistindo televisão.
Mas felizmente uma boa alma conseguiu tirar o nosso velho ancião de sua inércia, levando-o, de certa forma, para uma viagem as suas lembranças de adolescente, nos felizes almoços pós-praia em Barra de Guaratiba.
Rapaz, na verdade, devia fazer uns 25 anos que não ia para os lados de Barra de Guaratiba para comer aquele peixe delicioso nos restaurantes das chamadas “tias” pela estrada, sempre depois da praia.
Vou te falar que esse retorno foi uma excelente surpresa, em todos os sentidos.
Primeiro pelo caminho, que está muito mais fácil agora, principalmente com o caminho pela Avenida das Américas, através do túnel da Grota Funda, que está muito bem pavimentado.
Depois pelo serviço do Cantinho da Tia Penha, que é excelente, e pelo sabor dos pratos ali servidos, um verdadeiro Oasis para qualquer capivara gulosa.
Antes de falar do prato que escolhi, vamos falar mais um pouco sobre a casa em si.
O Restaurante Cantinho da Tia Penha é um dos representantes da cultura de uma região que se consagrou através da gastronomia.
A algumas décadas atrás, Barra de Guaratiba era uma região basicamente constituída por pescadores e seus familiares.
A economia local era sustentada pela abundância de frutos do mar e sua comercialização em outras regiões.
As esposas dos pescadores auxiliavam na renda familiar, preparando pequenas porções do pescado para grupos de turistas que frequentavam o bairro nos fins de semana.
No início, quase toda produção era destinada ao abastecimento de famosos restaurantes da zona sul da cidade. Não demorou muito e Tia Penha abriu um pequeno espaço em sua própria residência para servir os amigos. Afinal era uma maneira simples de gerar renda.
O tempero foi conquistando cada vez mais pessoas e em pouco tempo o espaço estava pequeno para atender a tantos pedidos. Vinham turistas de todos os cantos para experimentar os deliciosos frutos do mar de Tia Penha.
Com mais de 30 anos de tradição, o espaço atrai turistas do mundo inteiro e encanta pela qualidade de seus produtos
e excelente atendimento.
Agora que já falamos sobre a bela história dessa casa, chegou a hora da comida.
Para a entrada, pedi um pastel de camarão que estava muito gostoso, tudo nele estava bom, da massa do pastel que estava bem fresca e crocante, ao molho muito bem temperado e é claro, o camarão que estava uma delícia.
Vou te falar que por mim, poderia passar o dia inteiro comendo apenas o pastel que ficaria muito feliz.
Para o almoço, pedimos um Vermelho, um peixe que serve bem para três pessoas, sendo metade dele frito e a outra metade, cozido.
Acompanhando, arroz branco, pirão, farofa e molho de camarão.
Rapaz, vou lhe dizer, parecia um sonho, que peixe gostoso, que tempero, que sabor.
Uma verdadeira viagem ao mundo do prazer através da culinária.
Que viagem, meus amigos, que viagem.
Só faltou aquela cervejinha bem gelada para fazer deste almoço a minha melhor refeição em 2019, mas infelizmente, esse complemento ainda está fora do meu cardápio pelos próximos meses. Que pena.
Apesar da distância, foram cerca de 46 km da minha casa até o restaurante, não posso deixar passar outros 25 anos para voltar ao Tia Penha.
Voltarei, em breve, pode contar com isso.
Seu Editor-Chefe, por favor, coloque aquele nosso selo bacana de qualidade.
Pessoal, eu vou ficando por aqui.
Até o próximo Bar da Capivara.
Se tiver alguma sugestão, reclamação, observação, recado ou apenas quer me convidar para um chopinho, fique à vontade para usar a caixa de comentários no fim da página.
Um beijão do Paladino
@paladinodaboemia
@acapivaradeucria
https://www.acapivaradeucria.com.br
Facebook – @capivaradeucria
https://www.instagram.com/acapivaradeucria/
https://www.youtube.com/channel/UCmCLEvuxICD-NqwOP8Zo43w?view_as=subscriber
#paladinodaboemia
#bardacapivara
#capinight
#acapivaradeucria
#
#