Salve, salve minhas queridas capivaras
Vamos falar hoje sobre o UFC Atlantic City, um evento para ser esquecido para os lutadores brasileiros participantes do card.
Foram três lutas envolvendo nossos bravos atletas:
- Pela terceira luta do card preliminar, o peso-meio-médio Luan Chagas enfrentou o afegão Siyar Bahadurzada;
- Pela terceira luta do card principal, o peso-médio Thiago Marreta lutou contra o americano David Branch;
- Pelo Main Event, a luta principal do evento, o peso-leve Edson Barboza encarou o americano Kevin Lee.
A luta entre Luan Chagas e Sivar Bahadurzada começou bem equilibrada, com o lutador afegão tentando levar Luan para o chão, desferindo alguns bons golpes. Após uma desatenção de seu adversário, o brasileiro conseguiu partir para as costas de Sivar, buscando uma finalização que infelizmente não aconteceu.
No segundo round, o afegão passou a manter uma distância segura de Luan, através de golpes de meia distância, evitando que o brasileiro o levasse para a sua guarda. E foi em um desses golpes que Sivar acertou um forte chute na boca do estômago do brasileiro, derrubando o seu oponente. Nocaute para Sivar Bahadurzada, que chegou a sua terceira vitória seguida no UFC,
O afegão agora tem um cartel de 31 lutas, com 24 vitórias, 6 derrotas e 1 empate. Pelo UFC foram 6 lutas, com 4 vitórias e duas derrotas.
Luan Chagas chegou a sua 19ª luta na carreira, com 15 vitórias, 3 derrotas e 1 empate. Essa foi a sua segunda derrota em quatro lutas pelo UFC, o lutador ainda teve uma vitória e um empate em lutas pela organização.
Já pelo card principal, a luta entre Thiago Marreta e David Branch atraiu uma expectativa muito grande do público pois, em caso de vitória por nocaute do lutador brasileiro, o recorde de Anderson Silva, ex-campeão e lenda do MMA, oito nocautes dentro da divisão dos médios, seria quebrado por Marreta.
Entretanto, esse recorde vai ficar para um outro evento pois, em Atlantic City, foi David Branch que quebrou a banca e conseguiu uma vitória por nocaute, com um golpe de direita devastador, com menos de 3 minutos de luta no primeiro round.
Agora, Branch chegou a sua 26 luta, com 22 vitórias e 4 derrotas. Pelo UFC, são 3 lutas, com 2 vitórias e uma derrota.
Marreta, que vinha de quatro vitórias seguidas, agora tem um cartel de 17 vitórias e 6 derrotas em 23 lutas, sendo que 14 lutas foram pelo UFC, com 9 vitórias e 5 derrotas.
Finalmente chegamos a luta principal do event, o main event, envolvendo Edson Barboza e Kevin Lee.
Um fato que chamou a atenção nessa luta se deu na pesagem dos lutadores, na véspera da luta.
O americano Kevin Lee, último a subir à balança durante as duas horas de janela para pesagem oficial do evento , ficou acima do limite de tolerância da categoria peso-leve (até 70,8kg), mesmo se pesando nu por trás de toalhas. Ele marcou 71,2kg, e será multado em 20% no valor de sua bolsa de apresentação.
Na luta, dois tipos distintos de lutadores, de um lado, Edson Barboza, muito bom na trocação e grande nocauteador, do outro, Kevin Lee, um wrestler, focado na luta agarrada, no grappling, com quedas muito poderosas.
Infelizmente, a luta agarrada é uma grande deficiência do lutador brasileiro e foi bastante explorada por Lee.
O retrato da luta foi Lee levando Barboza para o chão, passando a guarda do brasileiro, montando e desferindo muitos golpes, em um ground e pound bastante pesado para o lutador brasileiro.
Um castigo que durou sem grande alterações nos dois primeiros rounds.
No terceiro round, o melhor momento de Edson Barboza, um chute rodado lindo que pegou na cabeça do americano, digno de se assistir em uma sala de cinema, uma verdadeira obra de arte no mundo das lutas.
Entretanto, apesar de ter deixado Lee um pouco atordoado, não foi o suficiente para mudar a sorte do lutador brasileiro.
No quarto e no quinto round, tivemos basicamente o mesmo cenário, com o americano castigando Barboza, que suportava heroicamente todos os golpes que recebia, não se entregando para um eminente resultado de nocaute.
Por fim, após duros golpes de Lee, o supercílio direito do brasileiro abriu completamente. O árbitro pediu a entrada dos médicos para examinarem o local, e eles ordenaram que a luta fosse encerrada. Vitória do lutador americano por nocaute técnico.
Com esse resultado, Edson Barboza chegou a sua 25ª luta, com 19 vitórias e 6 derrotas, Pelo UFC foram 19 lutas, com 13 vitórias e 6 derrotas.
Kevin Lee tem agora um cartel de 17 vitórias e 3 derrotas em 20 lutas. No UFC foram 13 lutas, com 10 vitórias e 3 derrotas.
Antes de terminar esse texto, não podemos deixar de lado a vitória de Frankie Edgar, ex-campeão dos pesos-leves, sobre Cub Swanson por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27), em sua primeira luta após a derrota por nocaute para Brian Ortega, no UFC 222.
Vamos agora com todos os resultados do UFC Atlantic City:
CARD PRINCIPAL
Kevin Lee venceu Edson Barboza por nocaute técnico (interrupção médica) aos 2m18s do R5
Frankie Edgar venceu Cub Swanson por decisão unânime (triplo 30-27)
Justin Willis venceu Chase Sherman por decisão unânime (triplo 29-28)
David Branch venceu Thiago Marreta por nocaute a 2m30s do R1
Aljamain Sterling venceu Brett Johns por decisão unânime (triplo 30-27)
Dan Hooker venceu Jim Miller por nocaute aos 3m00s do R1
CARD PRELIMINAR
Ryan LaFlare venceu Alex Garcia por decisão unânime (triplo 30-27)
Ricky Simon venceu Merab Dvalishvili por nocaute técnico aos 5m00s do R3
Siyar Bahadurzada venceu Luan Chagas por nocaute aos 2m40s do R2
Corey Anderson venceu Patrick Cummins por decisão unânime (30-26, 30-26 e 30-27)
Tony Martin venceu Keita Nakamura por decisão unânime (triplo 30-27)
Pessoal, eu vou ficando por aqui.
Se tiver alguma sugestão, reclamação, observação, recado ou apenas quer me convidar para um chopinho, fique à vontade para usar a caixa de comentários no fim da página.
Paladino da Boemia
https://www.acapivaradeucria.com.br
https://www.facebook.com/capivaradeucria
https://www.instagram.com/acapivaradeucria/
@paladinodaboemia
@acapivaradeucria
#paladinodaboemia
#capivaranotatame
#acapivaradeucria
#
#