DICAS EMPREENDEDORAS
Atender bem é um diferencial? A resposta é óbvia SIM! (em negrito, com maiúscula e exclamação), mas como ainda vemos em pleno 2019, com uma concorrência brutal, com crise derrubando uma série de empresas, um mau atendimento? Vamos entender um pouco esta cultura antiga para tentar mudar isso.
Durante muitos anos achava-se que preço era o diferencial do negócio, diversos locais lhe atendiam mal e achavam que vender barato e não se importar com os clientes era o suficiente, já foi tempo que mesmo os consumidores de classes C, D e E só se importavam com preço, isso acabou, pesquisas demonstram que preço está bem atrás de ATENDIMENTO que vem em primeiro e outras que estão na frente de preço como CONVENIÊNCIA e PRODUTO, vale ressaltar que atendimento não é só dar bom dia e sorrir, isso quase todo mundo faz. Quando falo de cultura remeto a que tipo de seleção fazemos ao contratar mão de obra para seu negócio, primeiramente devemos ter implantado e bem definido que tipo de atendimento vamos criar para nosso modelo de negócio, isso é de extrema importância, pois todos devem estar envolvidos, seu time tem que absorver esta cultura como se fosse uma “religião”, falei lá em cima que atendimento não é só bom dia e sorriso, tem que “CAUSAR” a melhor experiência possível ao seu cliente, ele que é tão importante quanto seu time de vendas ou serviços, tem que se sentir carregado no colo, tem que terminar a experiência no seu negócio capaz de te avaliar bem em mídias sociais, te indicar para amigos e fidelizar com seu negócio.
Falar mal de alguém ou de algum negócio virou rotina, o cliente que é mal atendido logo vai as redes sociais e “descasca”, mas para ele ir na mesma rede e te elogiar é bem mais difícil, não vai ser somente com um sorriso ou bom dia. Pense como está seu atendimento, faça uma reavaliação, procure ter feedback dos seus clientes, não tenha medo, eles são responsáveis pela sua melhora, busque incessantemente o aperfeiçoamento, lembre-se, no seu time só pode estar quem se envolver de corpo e alma na cultura de atendimento, mas o seu time só vai abraçar esta ideia se eles lhe enxergarem como líder e que vale a pena, então a mudança começa por você, no seu negócio e na sua equipe o envolvimento tem que ser total, o retorno é imediato, já dizia o poeta “Gentileza gera Gentileza”, abaixo vou citar abaixo alguns textos que gosto muito:
“Faça o que você faz tão bem que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos.” Walt Disney
“Se você faz bons produtos, torne-os ainda melhores, se você faz um bom atendimento e entrega serviços de qualidade, então esse é o seu negócio.” Steve Jobs
“Já não basta simplesmente satisfazer clientes, é preciso encantá-los.” e “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade” Philip Kotler
Alexandre Serrão é formado em Ciências da Computação, Consultor de pequenas empresas e varejo, empreende há mais de 15 anos no segmento de T.I.
Por Alexandre Serrão