DICAS EMPREENDEDORAS
Franquias
Comprar uma franquia é um bom negócio? A resposta é sim e não, pois existem diversos aspectos que devemos abordar para que este casamento não vire divórcio.
O modelo de franchising surgiu nos USA por volta de 1850, foi se aprimorando ao longo do tempo, tanto que hoje temos leis que regulam este setor como por exemplo a lei 8.955.
O primeiro passo para a escolha da franquia é entender se cabe no seu bolso, lembrando que temos no mercado desde microfranquias muito baratas até grandes franquias consolidadas no mercado com valores de entrada altíssimos, antes de assinar uma circular de oferta e um contrato a pesquisa é primordial, nunca compre uma franquia sem pesquisar muito, pois existem modelos que são uma verdadeira furada, com sócios preocupados única e exclusivamente em fazer capital e muitos modelos de alta performance, com conceitos modernos que vão lhe ajudar a impulsionar seu negócio como franqueado, portanto pesquise sobre a marca na internet, visite franquias em funcionamento, converse com os franqueados, normalmente eles falam sobre os problemas, principalmente se tiverem insatisfações. Cuidado com franquias que se expandem a nível nacional sem ter alguma expansão regional significativa, isso pode ser perigoso, entenda o processo de admissão do franqueado, ele deve ter regras claras, se preocupe se o processo não for criterioso, isso é sinal de que o franqueador admite qualquer um para seu negócio visando somente dinheiro, vale lembrar que o modelo de franchising visa replicar um padrão por diversas unidades do negócio e para isso acontecer o franqueado admitido deve ser uma pessoa que cumpra normas, seja idôneo, aceite algum tipo de subordinação ao franqueador, tenha disponibilidade para estar a frente do negócio, entre outros. Lembre-se sempre de ao avaliar a COF (Circular de oferta de franquias) e o contrato de franquias levar a um advogado de confiança, o Sebrae também oferece suporte neste serviço, além de poder ajudar na escolha de sua franquia, pois ele é parceiro da ABF (Associação Brasileira de Franchising), esta mesma associação capacita franqueados através de cursos.
Importante entender que tipo de suporte este franqueador lhe oferece, pois para você se manter dentro dos padrões da marca, esta precisa lhe dar suporte contínuo, como também ela deve lhe auditar para entender se você cumpre com os padrões, exija manuais detalhados do processo de fabricação ou manuseio de um produto por exemplo, entenda que tipo de treinamento ela lhe dará. Outro aspecto muito importante é entender como são as cobranças de Royalties e Marketing, os Royalties são valores estipulados por percentuais de seu faturamento bruto que vão para o franqueador, o Marketing também é um valor percentual ou fixo que pode ser agregado a um fundo para propaganda, verifique se você como franqueado tem voz ativa na escolha da publicidade que é paga através da verba de Marketing, pois o Royalty é uma verba que diz respeito ao franqueador, o Marketing a você. Como existem vários tipos de franquias fica difícil abordar todos os tipos de pegadinhas ou detalhes, mas, por exemplo, você deve entender no ramo de alimentação, que permissões você tem para comprar seus alimentos, em uma franquia que você é obrigado a comprar tudo do franqueador, qual garantia contratual você tem de não faltar produto na distribuição, existem muitos e muitos detalhes que envolvem a compra de uma franquia qual a sua dúvida? Mande um mail, vamos ajudá-lo!
Alexandre Serrão é formado em Ciências da Computação, Consultor de pequenas empresas e varejo, empreende há mais de 15 anos no segmento de T.I.