Salve, salve minhas queridas Capivaras
Ao contrário de outros detetives, Poirot diz que pode resolver um crime estando “apenas sentado na sua poltrona”. Não é um detetive de ação, mas meramente dedutivo. Para ele, a a mente humana não tem nenhuma originalidade, pois quando um criminoso comete um crime, o seu método psicológico é sempre o mesmo.
Agora que já falamos sobre o personagem principal, vamos falar mais um pouco sobre a trama do livro.
De acordo com a sinopse:
Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.
A narrativa é muito contagiante, não há como não se envolver, a imersão é inevitável. Você se torna o detetive, começa a criar teorias com Poirot, surpresas vão surgindo a cada página.
O livro já foi adaptado inúmeras para produções televisivas e por quatro vezes no cinema.
A sua versão mais recente estreou nos cinemas brasileiros no dia 23 de novembro de 2017.
O premiado ator e diretor Keneth Branaganh assume um papel duplo no longa pois tanto trabalha como diretor, como assume o papel do protagonista, o detetive Poirot.
O elenco é estrelar e conta com nomes como Johnny Depp, Judi Dench, Willem DaFoe, Penélope Cruz, Michelle Pfeiffer e Daisy Ridley.
A obra “Assassinato no Expresso do Oriente” completou aniversário de 80 anos em 2014, e desde o seu lançamento é um sucesso de vendas, com inúmeras reedições.
Pessoal, eu vou ficando por aqui.
Até o próximo “Livros de Cabeceira da Capivara”
Um beijão do Paladino
Marcelo Soido Paz
@marcelosoidopaz_
@acapivaradeucria
#paladinodaboemia
#acapivaradeucria
https://www.facebook.com/capivaradeucria