Salve, salve, minhas capivaras sambistas.
Aproveitando a festa de lançamento do enredo para o carnaval 2018 da G.R.E.S. Império Ricardense, a coluna conseguiu uma entrevista exclusiva com o presidente da Ala dos compositores da Escola, o Giovane Mello Alves.
Falamos muito sobre as expectativas da Império Ricardense para o carnaval 2018, sobre a escolha do Lázaro Ramos como o enredo e sobre o projeto social de inclusão que está sendo realizado na escola.
O Papo de Capivara orgulhosamente apresenta Giovane Mello Alves, presidente da ala dos compositores da Império Ricardense.
- O que explica o sucesso da G.R.E.S. império Ricardense que em apenas 2 anos de desfile, já conquistou o título do grupo E em 2017?
O sucesso pelo trabalho é o amor que temos ao carnaval, começamos cedo a fazer o carnaval por isso o capricho nas fantasias e alegorias nestes 2 anos sendo coroado com título de 2017
- Quais são as expectativas para o carnaval 2018?
As expectativas são as melhores possíveis com a visibilidade do nosso enredo que é de nível nacional estamos muito confiantes em mais uma vez mostrarmos a força da nossa comunidade e levantar a taça de campeão da série D
- Como surgiu a ideia de homenagear o Lázaro Ramos e o que a escola pretende conquistar com esse enredo?
A homenagem surgiu com o nosso presidente de honra Moraes e nosso diretor geral de harmonia Janoud, com seus contatos, pela sua história na televisão, no teatro e no cinema, além do seu lado pessoal, a sua história de vida, sua família e seus projetos de inclusão do negro. Nossas conquistas já começaram, ver nossa comunidade sofrida de Ricardo de Albuquerque unida em prol desse projeto já é um grande começo e até o nosso desfile muitas coisas boas aconteceram
- O que significa a presidência da ala dos compositores para vocês?
Ser presidente de uma ala que inicia o carnaval, porque tudo começa com a escolha do nosso hino, é uma honra pois quando surgiu o convite feito pelo presidente do conselho Nino Smith relutei um pouco mais com a ajuda do meu irmão do samba Felipe Nazário resolvemos aceitar e fazer dessa ala uma das melhores do carnaval carioca convidamos amigos que fizemos na nossa trajetória e esperamos uma grande disputa de samba enredo, já que algumas escolas estão preferindo excluir seu compositores encomendando sambas, aqui no Império Ricardense temos chance de fazer o que mais amamos que é compor.
- Como funcionará a disputa de samba através do site da escola?
Nossa disputa será bem dinâmica, pensado em como as disputas ficaram caras a nossa é bem em conta para o compositor. Não precisará gravação em estúdio, os áudios poderão ser entregues até por WhatsApp o que diminui muitos os gastos do compositor com gravação e será feita em 3 etapas: Eliminatória, semifinal e a nossa grande final que contará com o grande homenageado Lazaro Ramos
- O que é o projeto samba para todos?
Projeto samba para todos é de inclusão de pessoas com deficiências físicas e mentais em nosso desfile e no mundo do carnaval. Eles têm muito a nos ensinar afinal o samba é para todos.
Vou ficando por aqui.
Um forte abraço
Marcelo Soido Paz
@marcelosoidopaz_