×

Dicas empreendedoras

Dicas empreendedoras

DICAS EMPREENDEDORAS

Salve salve queridas Capivaras. Quem já não pensou em empreender e ter seu próprio negócio? Pois é a Capivara trará dicas sobre empreendedorismo também

O que faz o ser humano empreender?

“...Vou largar tudo, chutar o balde e abrir um negócio…”. Frase fácil de falar e difícil de executar, na realidade a atividade empreendedora sempre aconteceu mais por necessidade do que por ideal, crescemos durante décadas ouvindo sempre a mesma frase de nossos pais, “…Você tem que estudar muito, trabalhar em uma grande empresa ou ter um grande emprego, seja público ou privado”, estas amarras nos dão um “certo” porto seguro, tudo que o empreendedorismo não lhe dá a não ser com o sucesso do seu negócio.

Voltando ao assunto empreender por necessidade, você sabe quais países mais empreendem no mundo? EUA, Alemanha, Canadá, França???? Errado! Na realidade os que mais empreendem são os que mais necessitam, uma pesquisa elaborada pela “Approved Index” mostra que Uganda, Tailândia, Brasil, Camarões, Vietnã, Angola, Jamaica, Botsuana, Chile e Filipinas são os 10 mais que empreendem no mundo respectivamente.

            No passado em tempos difíceis tínhamos taxas de mortalidade de empresas até os primeiros 5 anos altíssimas, hoje com serviços de apoio a empresas, mudanças na economia, criação do MEI, melhorias no Simples Nacional, consultorias adequadas, modelos de negócios, crédito disponível, entre outras estas taxas reduziram muito como demonstram os gráficos abaixo:

Mas o que fazer para o negócio dar certo, como se sustentar com tanta concorrência, falta de ética, inexperiência, medo, falta de capital, entre outros? Nas próximas colunas vamos abordar as principais características que o Ser Empreendedor deve ter e desmistificar a questão da vocação empreendedora. Vamos Empreender ???

Alexandre Serrão é formado em Ciências da Computação, empreende há mais de 15 anos no segmento de T.I.

alexandreserrao@hotmail.com

 

#acapivaradeucria

1 comentário

comments user
Claudio sabino

Muito bom este assunto do empreendedorismo show