×

A Capivara Recomenda – O Boca do Inferno

A Capivara Recomenda – O Boca do Inferno

Salve, salve minhas queridas capivaras

O Paladino da Boemia está passando rapidamente para deixar uma recomendação de peça de teatro nesse período pré carnaval.

É o espetáculo  “O Boca do Inferno” com texto de Adailton Medeiros, que está no seu último fim de semana em cartaz no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon.

 

 

O Boca do Inferno é um espetáculo baseado na vida do poeta Gregório de Matos e se passa no período Barroco do Brasil colônia mostrando o conflito de um homem em decadência como fidalgo, e em ascensão como poeta, desafiando a tudo e a todos, com sua língua felina e suas sátiras poéticas certeiras, o que lhe valeu o apelido de “Boca do Inferno”.

Conspiração, corrupção, orgulho, vaidade, cobiça e poder amarram os personagens de “O Boca do Inferno” numa trama que culminará numa traição.

Quem traiu e quem foi traído? Está aí o mistério que só o público poderá desvendar.

No elenco: o ator Licurgo, que tem grandes passagens pela TV, Cinema e Teatro; Gilson de Barros, ator tarimbado nos palcos e Andréa Mattar, atriz de longa data com passagens pela TV, Cinema e Teatro.

O texto é de Adailton Medeiros, diretor e criador do projeto “Ponto Cine” e a direção é do próprio Licurgo, que afirma:

“Gregório é artista que não cabe em seu tempo. Criticava a política, a religião e os maus hábitos da Bahia colonial. Suas sátiras, bem lidas, servem perfeitamente para o Brasil de hoje. Essa talvez seja uma das principais qualidades da verdadeira arte. Por incrível que pareça montar O Boca do Inferno, pra nós, é falar do Brasil atual”, diz o diretor.

Segundo o autor, Adailton Medeiros:

Escrevi esse texto há 15 anos, venho mexendo nele desde 2002, sempre tirando e colocando uma coisinha aqui e ali, muito por provocações do Gilson de Barros. Sempre quis escrever algo sobre os malditos, sobre o que eles têm que nos atrai tanto. Gregório é primeiro artista maldito do Brasil, e como todo maldito é humano, tem lá as suas contradições, coloquei todos os malditos do meu imaginário afetivo num liquidificador, bati, misturei e acabou resultando nesse saboroso e delirante Gregório de Matos”.

 

 

De acordo com o crítico teatral Rodrigo Monteiro do site A Critica Teatral (http://www.acriticateatral.com/2017/11/boca-do-inferno-rj.html)  “o melhor de “Boca do Inferno” é reparar como o texto não se deixa vencer pela força da poesia de Gregório de Matos.

O personagem se mantém, ao longo de toda a narrativa, vivo em seus dilemas, em suas certezas, em suas paixões e contradições.

Adailton Medeiros permite que alguns textos do poeta entrem em cena, bem como encara de frente a organização de sua biografia, mas o personagem título, em nenhum momento, vira objeto de uma homenagem superficial como tantas e incontáveis vezes o teatro fluminense tem visto por aí com outras pessoas.

É uma dramaturgia muito bem escrita. Eis um ótimo espetáculo sobre a vida e com a obra de um dos maiores poetas da história do Brasil!”

A temporada termina no dia  28/01/2018

O Teatro Municipal Café Pequeno fica na Avenida. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon.

Sextas, sábados e domingos – 20h

Classificação: 16 anos

FICHA TÉCNICA

Texto Adailton Medeiros

Direção Licurgo

Elenco Licurgo, Gilson de Barros e Andréa Mattar

Direção de Movimento Virgínia Maria

Figurinos Janaína Wendling

Acervo Carol Lobato

Iluminação Paulo Denizot

Cenário Paulo Denizot

Operador de Luz Denilson Batalha

Operador de Som Jonatan Oliveira

Programação Visual Guilherme Rocha

Visagismo Diego Nardes

Assistente de Visagismo Lucas Souza

Fotos Lucas Souza, Rita Aragão e Kevin Kretzu

Assessoria de Imprensa Júlio Luz

Produção Adriana Lemos e Fernanda Nicolis

 

Pessoal, eu vou ficando por aqui.

Até o próximo Teatro Capivara.

Se tiver alguma sugestão, reclamação, observação, recado ou apenas quer me indicar um espetáculo legal, fique à vontade para usar a caixa de comentários no fim da página.

Um beijão do Paladino

Marcelo Soido Paz

@marcelosoidopaz_

@acapivaradeucria

#paladinodaboemia

#teatrocapivara

#acapivaradeucria

www.acapivaradeucria.com.br

https://www.facebook.com/capivaradeucria

 

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner