Os livros de cabeceira da Capivara – O segredo da Dinamarca

Salve, salve minhas queridas capivaras.

Em primeiro lugar, quero desejar um feliz 2018 para todos vocês.

Que seja um ano repleto de realizações e que o amor e a felicidade possam envolver o dia a dia de todos nós.

Falando na tal felicidade, a coluna Os livros de cabeceira da Capivara vai tocar nesse assunto, tão em voga nessa passagem de ano.

Grande parte das pessoas aproveitam a última semana do ano para fazer reflexões sobre tudo o que aconteceu no ano que chega ao fim e sobre tudo que desejam para o novo período que se inicia.

Muitas vezes só pensamos nos objetivos que desejamos, sem se preocupar muito em como fazer para atingir estas metas que nós mesmos estipulamos.

Quando o ano termina e não conseguimos alcançar esses objetivos, isso se transforma em uma grande frustração que mina toda a felicidade, alegria, esperança e amor que está em volta de nós, tirando um pouco do brilho da celebração do fim do ano e nos jogando de volta as mesmas reflexões, aos meus desejos.

Deixamos de viver o momento, de buscar a felicidade no período em que vivemos, de amar que está ao nosso lado para nos refugiarmos na promessa de futuro melhor, que durante o ano que está chegando tudo vai ser diferente e conseguiremos atingir nossos objetivos, mesmo sem saber ao certo como chegar lá.

O livro de hoje fala sobre a busca pela felicidade, melhor dizendo, fala sobre a pesquisa em relação ao país com os habitantes mais felizes do mundo, a Dinamarca.

Vamos falar sobre o livro “O segredo da Dinamarca” de Helen Russel.

 

 

Em 2012, a jornalista Helen Russel deixou a cidade de Londres e o emprego de editora-chefe da versão on-line da revista Marie Claire na Inglaterra para acompanhar o marido em seu novo emprego, no escritório central  empresa Lego, localizada na minúscula cidade de Billund, zona rural da Jutlândia, na Dinamarca.

Pesquisando sobre a Dinamarca, a jornalista descobriu algo que a deixou fascinada e intrigada.

A Dinamarca era oficialmente o país mais feliz sobre a face da Terra.

O Relatório das Nações Unidas sobre a felicidade no mundo  mede esse índice levando em conta o valor do PIB per capita, a expectativa de vida, a ausência de corrupção entre  outros aspectos.

E a Dinamarca está em primeiro lugar por este índice.

Além disso, a Dinamarca lidera a lista de nações mais felizes da Comissão Europeia de bem-estar e felicidade(a quarenta anos consecutivos) e do Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido

Helen, então, resolveu investigar, com um misto de curiosidade e ceticismo, por que os dinamarqueses são tão felizes assim.

Dessa investigação surgiu o nosso livro de hoje.

Vamos agora a sinopse dessa obra literária.

“A Dinamarca está entre os países mais felizes do mundo, e isso não se deve somente às boas condições de vida que o Estado proporciona a seus cidadãos.

Na verdade, os dinamarqueses seguem alguns hábitos bem simples que os ajudam a aproveitar melhor os bons momentos e a viver em harmonia com os outros, a natureza, e com eles mesmos.

Agora, o segredo de uma vida mais plena está a seu alcance, e você não precisa se mudar para o outro lado do mundo para desvendá-lo.

Em O segredo da Dinamarca, Helen Russell investiga as razões de tanta felicidade e as sintetiza em dez passos que podem ser facilmente seguidos em qualquer lugar do globo.

Confiar mais nos outros, arrumar um ambiente agradável, mexer o corpo, brincar, são apenas algumas das dicas dinamarquesas para uma vida muito mais agradável.

Descubra você também que a felicidade é um processo que pode e deve – ser praticado.

Assim, mesmo que longe da realidade da Dinamarca, todos nós podemos aprender a viver um pouco como seu povo, simplesmente, e de forma mais feliz.”

Bom, não vou adiantar muita coisa sobre a investigação da autora pois acho que cada um deve interpretar esse livro de um jeito próprio, algo bem pessoal mesmo,  mas vou deixar aqui as dez dicas, sem maiores explicações, para viver como os dinamarqueses, de acordo com Helen Russel.

  1. Confie mais
  2. Fique Hygge (prazeres simples da vida)
  3. Use o seu corpo
  4. Dê atenção à estética do seu ambiente
  5. Direcione suas opções
  6. Tenha Orgulho
  7. Valorize a família
  8. Respeite todos os tipos de trabalho
  9. Brinque
  10. Compartilhe.

 

Segue agora um vídeo preparado pela Editora Leya, que lançou o livro no Brasil, sobre o segredo da felicidade dinamarquesa.

 

Para quem se interessa pelo tema “Felicidade” , indico a obra do escritor François Lelord “A viagem de Heitor – À procura da felicidade”

Gostei tanto que comprei até os outros dois livros do mesmo autor, “A Nova Viagem de Heitor – À Procura do Tempo que Passa ” e “Heitor e os Segredos do Amor”.

Infelizmente, não tenho mais esses livros comigo mas vou tratar de procurar novos exemplares pelas livrarias da cidade

Lembro que “A viagem de Heitor – À procura da felicidade” já foi adaptado para o cinema com o título “Hector e a Busca Pela Felicidade”.

Quem sabe um dia não faço uma coluna sobre essa incrível trilogia.

 

Pessoal, eu vou ficando por aqui.

Até o próximo “Livros de Cabeceira da Capivara”

Feliz 2018 !!!!!

Um beijão do Paladino

Marcelo Soido Paz

@marcelosoidopaz_

@acapivaradeucria

#paladinodaboemia

#livrosdecabeceiradacapivara

#acapivaradeucria

www.acapivaradeucria.com.br

https://www.facebook.com/capivaradeucria

https://www.instagram.com/acapivaradeucria/

https://www.youtube.com/channel/UCmCLEvuxICD-NqwOP8Zo43w

 

 

capinight

Eu, o paladino da boemia, sou carioca, solteiro, taurino, flamenguista, espírita, quarentão, compositor de samba enredo e agora colunista. Morador de Vila Isabel, mas com o Grajaú eternamente no coração, jura trazer para todas as capivaras queridas as melhores boas da noite e aquelas resenhas esperta sobre bares e festas. Vem comigo, que no caminho eu explico !!!!

2 comentários em “Os livros de cabeceira da Capivara – O segredo da Dinamarca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.