×

O assassinato no expresso do oriente

O assassinato no expresso do oriente

Salve, salve minhas queridas Capivaras

O Livro de cabeceira da capivara de hoje é sobre um grande sucesso da escritora Agatha Christie, que acabou de ganhar mais uma versão para o cinema.
Vamos falar sobre o livro de suspense “O assassinato no expresso do oriente”
Pense no seguinte cenário, você, dentro de um trem, preso em uma nevasca, e com uma única certeza: “há um assassino entre os passageiros”.
Achou sinistro?
Então, vamos entrar no Expresso do Oriente e tentar desvendar esse crime
Publicado em 1934, o livro se consagrou como um clássico do romance policial, lido por gerações de amantes do gênero, sendo considerado um dos livros mais importantes de Agatha Christie, a dama do crime, representando o que há de melhor em termos de narrativa de suspense e mistério.
Em seu ano de publicação, o livro rendeu nada menos que 3 milhôes de cópias, tornou-se um dos romances mais bem sucedidos da escritora, tendo seu lugar garantido entre os clássicos policiais.
O grande protagonista desta obra é o detetive belga Hercule Poirot, ou simplesmente Poirot.
Principal personagem da escritura, o detetive protagonizou trinta e três romances e cinqüenta e quatro contos.
Poirot é um personagem pouco modesto. Ele termina cada caso com um desfecho dramático, satisfazendo o seu próprio ego e confirmando a todos que é verdadeiramente “a maior mente na Europa.”

Ao contrário de outros detetives, Poirot diz que pode resolver um crime estando “apenas sentado na sua poltrona”.  Não é um detetive de ação, mas meramente dedutivo. Para ele, a a mente humana não tem nenhuma originalidade, pois quando um criminoso comete um crime, o seu método psicológico é sempre o mesmo.

Agora que já falamos sobre o personagem principal, vamos falar mais um pouco sobre a trama do livro.

De acordo com a sinopse:

Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.

A narrativa é muito contagiante, não há como não se envolver, a imersão é inevitável. Você se torna o detetive, começa a criar teorias com Poirot, surpresas vão surgindo a cada página.

O livro já foi adaptado inúmeras para produções televisivas e por quatro vezes no cinema.

A sua versão mais recente estreou nos cinemas brasileiros no dia 23 de novembro de 2017.

 

O premiado ator e diretor Keneth Branaganh assume um papel duplo no longa pois tanto trabalha como diretor, como assume o papel do protagonista, o detetive Poirot.

O elenco é estrelar e conta com nomes como Johnny Depp, Judi Dench, Willem DaFoe, Penélope Cruz, Michelle Pfeiffer e Daisy Ridley.

A obra “Assassinato no Expresso do Oriente” completou aniversário de 80 anos em 2014, e desde o seu lançamento é um sucesso de vendas, com inúmeras reedições.

Pessoal, eu vou ficando por aqui.

Até o próximo “Livros de Cabeceira da Capivara”

Um beijão do Paladino

 

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner