×

A Capivara Deu Cria – José Aldo e Anderson Silva – Ídolos em situações opostas

A Capivara Deu Cria – José Aldo e Anderson Silva – Ídolos em situações opostas

Minhas queridas capivaras lutadoras,

Esse último fim de semana foi de fortes emoções para os brasileiros no UFC.

Olha que nem estou falando das lutas que rolaram no UFC Norfolk, com as vitórias dos brasileiros Cezar Mutante, Raphael Assunção e Marlon Moraes e com as derrotas de Viviane Sucuri, Júnior Albini e Marcel Fortuna.

Mas o que realmente causou um grande reboliço foram as notícias envolvendo dois grandes ídolos brasileiros no MMA, José Aldo e Anderson Silva, que em uma jogada do destino, se encontram em lados opostos da balança esportiva.

 

 

Vamos começar por quem está na parte de cima.

José Aldo terá a tão sonhada oportunidade de recuperar o cinturão do peso pena do UFC.

O brasileiro foi escalado como substituto de Frankie Edgar, que foi vetado da luta em virtude de uma lesão no rosto, e desafia Max  Holloway pelo título em revanche no UFC 218, em 2 de dezembro, em Detroit.

 

 

Para quem não lembra, Max Holloway foi o responsável por tirar o cinturão linear dos penas de José Aldo, com vitória por nocaute, no segundo round, em junho deste ano, no Rio de Janeiro.

Aldo tinha luta marcada contra Ricardo Lamas, no UFC em Winnipeg, em 16 de dezembro. No entanto, após o corte de Edgar, o ex-campeão fez campanha para a revanche contra Holloway e foi atendido pelo Ultimate para ‘salvar’ o evento em Detroit.

Segue a programação de lutas do UFC 218

UFC 218
Dia 2 de dezembro, Little Ceasar Arena, em Detroit (EUA)

Card principal
Max Holloway x José Aldo
Alistair Overeem x Francis Ngannou
Henry Cejudo x Sergio Pettis
Eddie Alvarez x Justin Gaethje
Michelle Waterson x Tecia Torres

Card preliminar

Paul Felder x Charles do Bronx
Alex Cowboy x Yancy Medeiros
David Teymur x Drakkar Klose
Felice Herrig x Cortney Casey
Sabah Homasi x Abdul Razak Alhassan
Jeremy Kimball x Dominick Reyes
Amanda Cooper x Angela Magaña
Allen Crowder x Justin Willis

 

Agora, vamos falar do outro lado da balança.

Anderson Silva não vai mais participar do UFC Xangai, no próximo dia 25, na China, onde enfrentaria o norte-americano Kelvin Gastelum.

 

 

A organização da modalidade informou, por meio de um comunicado, que o lutador brasileiro foi suspenso preventivamente depois que os organizadores do UFC foram notificados pela Agência Antidoping dos EUA (USADA, na sigla em inglês), órgão responsável pelo controle de substâncias proibidas, nesta sexta-feira, de que ele foi flagrado em um exame antidoping, realizado fora de período de competição, que apontou um potencial uso de doping.

A substância que apareceu no exame não foi revelada no comunicado oficial do UFC.

Desta forma, Anderson Silva se vê envolvido em mais um episódio de doping que mancha a trajetória de sua gloriosa carreira no UFC. Há quase três anos, em janeiro de 2015, o ex-campeão dos médios foi pego em três testes realizados naquele mesmo mês antes de enfrentar Nick Diaz no dia 31, no UFC 183, quando derrotou o norte-americano.

Naquela ocasião, ele foi flagrado em um exame fora do período de competição e depois em dois testes colhidos por laboratórios diferentes realizados no dia de sua luta contra Diaz. As amostras apontaram o uso das substâncias proibidas androsterona, drostanolona, temazepam e oxazepam.

Por ser reincidente, Anderson Silva agora corre o risco de receber outra punição pesada, caso o doping seja comprovado, o que, aos 42 anos, pode significar o fim da sua carreira.

Ultimate não perdeu tempo e, na madrugada deste domingo, anunciou o substituto de Anderson Silva para o UFC China, dia 25 de novembro. O adversário de Kelvin Gastelum na luta principal será o ex-campeão Michael Bisping, que perdeu o cinturão para Georges St. Pierre, recentemente

 

 

Segue a programação de lutas do UFC Xangai :

Peso-médio: Kelvin Gastelum x Michael Bisping
Peso-meio-médio: Li Jingliang x Zak Ottow
Peso-pena: Alex Caceres x Wang Guan
Peso-meio-médio: Muslim Salikhov x Alex Garcia
Peso-pena: Zabit Magomedsharipov x Sheymon Moraes
Peso-meio-médio: Bobby Nash x Kenan Song
Peso-palha: Kailin Curran x Yan Xiaonan
Peso-galo: Bharat Khandare x Pingyuan Liu
Peso-pesado: Chase Sherman x Shamil Abdurakhimov
Peso-galo: Gina Mazany x Wu Yanan
Peso-pena: Rolando Dy x Wuliji Buren
Peso-pesado: Cyril Asker x James Mulheron

 

Meus amigos, agora só nos resta torcer pelos nossos ídolos, para o José Aldo na revanche contra o Max Holloway e para o Anderson Silva contra a acusação de utilização de substâncias proibidas.

Mas independente de qualquer coisa, esses dois caras já me trouxeram tantas alegrias que nada pode apagar o enorme carinho que tenho por eles, grandes ídolos  das artes marciais mistas, que já deixaram os seus nomes gravados na história do esporte, verdadeiros super heróis brasileiros.

Deixo aqui o meu mais sincero sentimento de respeito a esses dois monstros do octógono.

 

 

 

Pessoal, eu vou ficando por aqui.

Se tiver alguma sugestão, reclamação, observação ou recado, fique à vontade para usar a caixa de comentários no fim da página.

 

 

Marcelo Soido Paz

@marcelosoidopaz_

@acapivaradeucria

#paladinodaboemia

#acapivaradeucria

www.acapivaradeucria.com.br

https://www.facebook.com/capivaradeucria

https://www.instagram.com/acapivaradeucria/

https://www.youtube.com/channel/UCmCLEvuxICD-NqwOP8Zo43w