×

A Capivara na Final da escolha do Samba da GRES Unidos do Porto da Pedra para o Carnaval de 2018

A Capivara na Final da escolha do Samba da GRES Unidos do Porto da Pedra para o Carnaval de 2018

Bom dia Capivaras Sambistas! Girando pelo mundo do Samba… Estamos vivendo hoje a expectativa para a grande Final das eliminatórias de Sambas de enredo da GRES Unidos do Porto da Pedra! O Tigre Feroz de São Gonçalo vai Levar para a Sapucaí no Carnaval de 2018 o enredo “Rainhas do Rádio – Nas ondas da emoção, o Tigre coroa as Divas da canção!”. Uma bela homenagem as grandes divas do Rádio desenvolvido pelo Carnavalesco Jaime Cezário que promete emocionar a Sapucaí e reviver o glamour e a fascinante era dourada do rádio!

 

 

Esta Capivara que vos escreve estará presente e convida a todos a participarem deste Grande Evento!!

Seguem abaixo as 4 parcerias finalistas:

1. Ailson Picanço, Robson Lourenço, Leandro Gáucho, Edu Chagas, Nino Smith, Felipe Paixão, Cristiano Teles e  Guga Martins.

2. Fernando Macaco, Vadinho, Jarrão, Professor Zé Ricardo, Celinho, Pierre, Bruno Falcão e Alexandre Borges.

3. Bira, Oscar Bessa, Duda SG, Márcio Rangel, Alexandre Vilela, Guilherme Andrade, Adelyr, Bruno Soares e Rafael Raçudo.

4. Evaldo, Rod Torres, Jedir Brisa, Paulo Beckham, Alcineu Figueira, Miltinho, Floriano do Caranguejo, Waldeir Melodia e Renato Brisa

 

A coluna de hoje vem de forma especial entrevistar as parcerias finalistas, para que os mesmos traduzam a ansiedade que estão vivendo neste momento e será que irão revelar alguma surpresa para esta Final?

 

1) Como vocês esperam que seja essa última Fase?

Parceria Picanço: Esperamos que seja tranquila como foram todas as fases das eliminatórias, a ala de Compositores é uma ala muito amistosa e muito harmônica. Esperamos que seja uma grande festa na quadra!

Parceria Bira: A Parceria 13 fará de tudo para que essa final seja repleta de emoções e alegrias, assim como eram os concursos para eleição das Rainhas do Rádio, as grandes homenageadas neste enredo. Com os componentes da Ala de Compositores (hoje concorrentes, mas sempre irmãos) fazendo aquela festa maravilhosa para a comunidade do Tigre! Precisamos continuar mostrando ao mundo do samba e ao povo gonçalense que nossa escola foi, é e sempre será a PAIXÃO E O ORGULHO DE SÃO GONÇALO! A Parceria 13 levará para a nossa quadra a sua calorosa torcida, com samba sendo cantado com muita emoção e buscando contagiar todos os presentes.

Parceria Evaldo: Extremamente disputada!! Todas as parcerias são merecedoras de estar na grande final e sem dúvidas, darão um show!

Parceria Fernando Macaco: Estávamos confiantes que chegaríamos à final. Apesar da expectativa que envolve todas as disputas, em todas as escolas, o compositor sempre alimenta o sonho de ter seu samba campeão. Por enquanto, tudo está “dentro dos conformes”.

 

2) Qual o diferencial do samba de vocês em comparação aos outros concorrentes e que você acredita que seja o motivo pelo Qual devam ganhar?

Parceria Picanço: Todos os sambas concorrentes têm uma característica, uma particularidade, mas acho que nossa maior diferencial foi na construção do samba, pois como sou torcedor da escola, procurei escrever com a paixão e satisfação em cantar como torcedor e principalmente resgatando uma áurea que nós torcedores da Porto da Pedra temos de saudosismo daquela década de 90. Então nosso samba é todo característico para essa puxada tradicional, inclusive nosso Intérprete é o cantor que se consagrou na escola, ou seja, a maior característica do nosso samba é de aproximar o torcedor com a escola.

Parceria Bira: A Parceria 13 teve muito cuidado ao criar seu samba, tanto pela importância do enredo, que homenageia as 10 Rainhas do Rádio, essas 10 estrelas que brilharão por toda eternidade, quanto pelo compromisso que temos em sempre fazer o melhor possível por nossa escola.
Pesquisamos bastante o enredo e conversamos diversas vezes com o Jaime Cezário, carnavalesco que se identificou muito com a Porto da Pedra e vem trazendo enredos alegres e, ao mesmo tempo, de grande importância cultural.
Quando fomos para o estúdio, tivemos a certeza que conseguimos atender nossa missão: apresentar um samba alegre, valente, poético e, ao mesmo tempo, adequado à bela proposta de nosso carnavalesco.
Quanto ao diferencial de nosso samba, entendo que todas as obras dos componentes de nossa maravilhosa Ala de Compositores foram muito felizes na criação de suas obras, motivo pelo qual respeito demais todos eles (Nier e Cia., Evaldo e Cia., Fernando Macaco e Cia.), pois conhecem o dia-a-dia de nossa escola e sabem que nossa escola é respeitada onde quer que vá. Acredito que nosso samba, além de muito poético, possui um “refrão de cabeça” que é muito alegre e consegue sintetizar muito bem o enredo, pois fala das 10 Rainhas do Rádio, das ondas da Rádio Nacional e também de nosso objetivo: coroar estas Divas na Avenida do Samba. “SÃO DEZ ESTRELAS A BRILHAR, NAS ONDAS DA EMOÇÃO, MEU TIGRE VEM COROAR AS DIVAS DA CANÇÃO!”

Parceria Evaldo: Acredito que nosso samba é um samba-enredo que conta a história das divas de forma mais objetiva, direcionado a valorizar a trajetória das rainhas do rádio com uma excelente melodia, alegre e pra frente, sem perder o andamento com dois refrões que fazem todos cantar inclusive nossos adversários (Risos).
Nosso samba possibilita uma evolução harmônica e reúne todas as condições de presentear a nossa comunidade com a nota máxima, 10. Afinal, somos o Tigre, a voz do povo feroz a cantar.

Parceria Fernando Macaco: Não posso falar dos outros sambas, não tenho como comparar com o nosso samba. Sambas são sonhos, cada um tem o seu. O carnavalesco tem o sonho do enredo e nós sonhamos no sonho do carnavalesco e assim surgem os sambas enredo. Como diria o poeta: “sonhei que estava sonhando um sonho sonhado”.
Os compositores de outras obras vieram engrandecer a Unidos do Porto da Pedra e, em tempos de compras de sambas enredo, de desistência de disputas de sambas, de desculpas para não ouvir o que canta a sua comunidade, só temos que agradecer por termos uma escola de samba que respeita a raiz de envolver a sua comunidade nessa festa de, apesar de disputa, é uma festa de confraternização.
Como disse antes, não estou aqui para julgar outras obras, isso é tarefa de outras pessoas, mas posso usar o espaço para lembrar que, se não valorizarmos nossos compositores, os sambas enredo estarão com os dias contados. Se uma escola não valoriza sua ala de compositores, como pode querer que sua comunidade acolha um samba “made in sei lá de onde”?
O motivo pelo qual nosso samba deva ganhar é simples: a comunidade está cantando o samba. Caiu no gosto da escola. Sabemos a força dos nossos refrões e todos, absolutamente todos, conhecem a força de nosso samba. Hoje, todo membro da Unidos do Porto da Pedra sabe gritar bem alto: “SOU PORTO DA PEDRA, SEI QUE SOU ESPECIAL! ”.

 

3) Como foi a preparação para esta grande Final?

Parceria Picanço: Estamos encarando da mesma forma que encaramos todas as fases da eliminatória, um grande hobby, uma grande distração, uma grande diversão e como já havia dito anteriormente como torcedor da escola é um prazer inenarrável compor para minha escola, um sonho que acabou se realizando! Estamos muito felizes em chegar onde a gente chegou e muito tranquilos também de tudo que por ventura vier a ocorrer! Valendo cada momento que estamos vivendo dentro da escola!

Parceria Bira: ORGANIZAÇÃO: está foi a palavra-chave. A Parceria 13 é uma grande família. Com traços de Itália, onde todos falam alto e discutem, mas se amam. Com pitadas de família brasileira, onde todo papo é regado a cerveja e com muito samba. E também com o magistral traço de nossos ancestrais africanos, com seu UBUNTU (SOU O QUE SOU PELO QUE NÓS SOMOS), pois nada que tenha verdadeiro valor é construído sem o auxílio, o apoio e a amizade de nossos irmãos. Acreditamos muito nisso e, por este motivo, nossa preparação para essa final vem sendo feita de maneira tranquila e com muita cooperação entre os irmãos da Parceria 13.

Parceria Evaldo: Difícil…. Muito difícil! Além das reuniões para organização da apresentação com torcida e novidades para abrilhantar o espetáculo, tivemos que refazer o trabalho de palco. O custo é elevado e o nosso recurso é pouco.
Mas graças a DEUS, estamos prontos. Vamos à luta!!

Parceria Fernando Macaco: A preparação é a de sempre: Muito samba na rua, muita cerveja no copo, muita convocação dos amigos para agregar mais gente à nossa torcida que já é quase a nossa família. Vivemos um tempo difícil, um tempo de crise, mas a criatividade nos fez descobrir que podemos nos reinventar e, mais uma vez, estamos nos superando e nos reinventando. Essa final vai ficar pra história do nosso Tigre de São Gonçalo.

 

4) Como se sentem, estando aqui na final, depois de todas as fases eliminatórias?

Parceria Picanço: Estou nas “nuvens” com esse momento! Algo que não imaginava que poderia ocorrer, sempre quis poder ajudar minha escola de algum outro jeito, talvez não desta forma. Mas como ocorreu vamos curtir esse momento! Aproveitando o momento para convidar a todos a comparecerem a grande Final! Agradecer o apoio de todos e obrigado pela Entrevista! “ E quem dúvida do Tigre… Não entende de Samba! ”

Parceria Bira: Sensação de que todas as fases desta disputa são importantes, desde a apresentação (o batismo de nossa criação) até a final, quando, após cuidar com muito carinho, entregamos nossa criação para o mundo do samba e esperamos que ela faça com que outras pessoas fiquem tão felizes quanto estamos.

Parceria Evaldo: Valorizados!!! Com a certeza de um trabalho bem feito e o orgulho de compor um samba-enredo competitivo e com a garra do Tigre!

Parceria Fernando Macaco: Falta muito pouco. Trabalhamos para isso desde o dia do anúncio do enredo, pesquisamos, dirimimos as dúvidas, aparamos as arestas, construímos um samba à altura da Unidos do Porto da Pedra e essa era a nossa intenção: Missão cumprida!
A expectativa da apresentação é uma, a expectativa das eliminatórias é outra, mas a expectativa da final nos engrandece muito, mas só mais um degrau ao patamar de sambas campeões de nossa escola. Temos bons sambas nessa final e isso faz a comissão julgadora ter uma tarefa árdua. Apesar de ser uma tarefa difícil, temos a confiança que possamos sair vitoriosos na sexta-feira.

 

PARCERIA EVALDO

PARCERIA BIRA

 

PARCERIA FERNANDO MACACO

 

PARCERIA PICANÇO

 

A capivara agradece a todas as parcerias pelas entrevistas e lembra que estará presente na final e convida a todos a participar desta grande festa, que consagrará o grande samba vencedor para o carnaval 2018.

1 comentário

comments user
Edu Chagas

Vamos com tudo parceiros !!!

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner