×

Porto da Pedra 2018 – Cobertura da feijoada da Família Tigre e apresentação dos sambas concorrentes para o carnaval 2018

Porto da Pedra 2018 – Cobertura da feijoada da Família Tigre e apresentação dos sambas concorrentes para o carnaval 2018

“Rainhas do Rádio – Nas ondas da emoção, o Tigre coroa as Divas da canção”

Aconteceu neste último sábado (05/08) a Feijoada da Família Tigre, onde estiveram presentes várias atrações, tais como Samba Saracutiar, Grupo Vou Zuar, DJ Braulio e Gau Silva, do The Voice Brasil. A Feijoada foi marcada pela coroação da rainha de bateria Dany Storino, pela apresentação do novo 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rodrigo França e Cintya Santos, e também pela apresentação dos sambas-enredo concorrentes para o carnaval 2018.

Com o enredo em que fará uma homenagem as rainhas do rádio, a Porto da Pedra promete vir forte para o carnaval e com a expectativa de conseguir voltar para o glorioso grupo especial. “A expectativa é sempre a melhor possível porque vamos trabalhar para isso” disse o carnavalesco, Jaime Cezário.

Com quadra cheia, a apresentação da rainha de bateria Dany Storino foi de deixar a comunidade de boca aberta. Acompanhada de seus passistas, a rainha entrou carregada ao  som de “Cheguei” da cantora Ludmilla em ritmo de samba, com direto até a passos coreografados da ala dos passistas, todos acompanhados pela bateria do Mestre Pablo, a Ritmo Feroz. A rainha chegou mostrando como tem carisma e samba no pé, encantando todo o público e prometendo que vai dar seu melhor para representar muito bem a comunidade.

E claro, com todo o brilho que tiveram direito, o novo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rodrigo França e Cintya Santos, não ficaram para trás em suas apresentações, ambos deram um show na dança ao som do intérprete Luizinho Andanças, que está de volta à Vermelha e Branca.

Os sambas-enredo concorrentes foram apresentados com muita alegria e animação, junto de suas torcidas que já cantavam os sambas com toda a felicidade. Cada torcida deu show à parte, levantaram ainda mais a quadra e fizeram com que a escolha se torne ainda mais difícil para a diretoria. Foram 5 parcerias concorrendo, comandadas por Bira, Fernando Macaco, Evaldo, Nier Ribeiro e Ailson Picanço.

Em 2018, Porto da Pedra será a quarta escola a entrar na avenida Marquês de Sapucaí, na sexta-feira.

Fotógrafo: Matheus Lourenço

Fizemos a cobertura do evento e abaixo estão as entrevistas feitas para alguns componentes da escola:

Jornalista: Brenda Siqueira
Fotógrafo: Matheus Lourenço

  • Dany Storino, Rainha de Bateria
  • Dany Storino, Rainha de Bateria – Fotográfo: Matheus Lourenço

1 – O que te levou a ser passista da Porto da Pedra e o que mais te motivou para continuar aqui e chegar onde chegou?

Meu amor a escola, acho que isso responde as duas perguntas né, porque tudo foi movido pelo meu amor a escola, eu estou aqui porque eu sempre quis ser passista, mas passista daqui e depois que eu consegui entrar aqui tudo que eu faço é com muito amor pelo bem da escola.

2 – Participando da escola desde 2005, você presenciou os momentos de glória da escola no grupo especial até a sua queda, o que acha desse momento de reestruturação da escola?

Para a gente é um momento de superação porque a escola estava no grupo especial, na situação que a gente se encontrava e de repente ir para o acesso e não ter as condições que a gente tinha antes para poder desfilar e por um carnaval na rua pra gente foi superação mesmo, o presidente Fábio Montibelo levantou a escola porque antes dele tiveram outras pessoas que desistiram de ser presidentes e no momento em que a escola iria enrolar a bandeira, ele chegou e colocou a a escola pra cima, movida também pelo povo gonçalense que ama de verdade a escola, então superação é a palavra que define a nossa escola.

3 – Desde pequena frequentando a escola e desde seus 19 anos como passista, depois musa e também diretora da ala dos passistas, se sente totalmente realizada agora, à frente da bateria?

 Com certeza, isso acho que quem entra aqui como passista sempre almeja ser rainha de bateria, eu galguei muitos lugares, muito postos até chegar aqui, já fui diretora, já fui musa, todos eles eu amei, não tem um que eu dissesse “ah esse eu gostei mais”, todos eu amei. Adorei ser diretora, adoro meus passistas, e hoje me encontro num posto que eu queria muito e pretendo representar com certeza minha comunidade gonçalense.

4 – Acredita que com sua posição como rainha de bateria, vai fazer com que outras passistas da comunidade se sintam mais valorizadas e acreditando mais em um dia poder também estar à frente da bateria?

Isso com certeza, porque agora eles estão vendo que realmente alguém da comunidade pode sim ser rainha da bateria e isso vai fazer com que elas nunca desistam de ser passistas, nunca desistam dos seus sonhos, que lutem, que sambem bastante que um dia chegam lá, com certeza chegam lá.

  • PARCERIAS

Fotógrafo: Matheus Lourenço

1 – Acha que o pouco tempo para a comunidade “pegar” os sambas pode prejudicar a escolha do samba para 2018?

( Parceria 2 – Paulo Beckham): Eu acho que não, a comunidade já tá bem acostumada, nós já tivemos aqui disputa de samba até com 1 semana, em 2013 e souberam escolher o melhor samba para a avenida.

( Parceria 5 – Nier Ribeiro): Não, não acho não, o nosso povo aqui pega rápido.

(Parceria 9 – Jarrão): Não, a comunidade do Porto da Pedra pega o samba rápido e isso não vai ser problema.

(Parceria 1 – Ailson Picanço): Eu acredito que não porque é uma comunidade que participa ativamente na escola, então a comunidade já está engajada para pegar, para aprender, para torcer para o samba de sua preferência.

( Parceria 13 – Bira): Não, na verdade serão 5 etapas e a gente já vem divulgando pela internet, youtube, pelos grupos do whatsapp e graças a Deus a nossa parceira, a parceria 13, ela é composta por membros da ala de compositores da Porto da Pedra, pessoas que estão na Porto da Pedra todo dia, fazem parte da Porto da Pedra, da história da escola, então graças a Deus a gente consegue fazer com que nosso samba, a gente espera né, seja o melhor samba e que consiga representar bem a Porto da Pedra. É sempre assim, é bem rápido, é bem corrido mas o resultado final sempre, todo mundo abraça, independente do samba vencedor, todas as parcerias que são da Porto da Pedra, as parcerias que vem de fora ás vezes não, mas as daqui, como a do Fernando Macaco, do Rodrigo, que são da ala de compositores da Porto da Pedra sempre abraçam o resultado, qualquer samba que vencer é samba da ala de compositores da Porto da Pedra, então a gente fica tranquilo, porque daí a comunidade já conhece o samba.

2 – Qual a sua expectativa para a escolha do samba?

( Parceria Evaldo – Paulo Beckham): São 6 obras inscritas, uma boa qualidade e graças a Deus teve uma boa safra de sambas pra nossa escola, a expectativa é que será uma festa do início até o final, de hoje, a apresentação, até o dia da final, a expectativa de grandes apresentações e um grande show pra nossa comunidade.

( Parceria 5 – Nier Ribeiro): Pra mim, é a melhor possível, que ganhe o melhor, eu estou nessa querendo ganhar também, que ganhe o melhor e que o melhor, de repente, seja eu, são 23 anos de luta, de garra, de vontade dentro dessa escola, sem ganhar um samba, quem sabe esse ano Deus ilumina e aí uma estrela brilha e eu consigo, tem tanta estrela nesse samba e uma pode brilhar para mim.

(Parceria 9  – Jarrão): É a melhor possível, todas as obras desse ano, qualquer uma que for escolhida vai representar bem a agremiação.

(Parceria – Ailson Picanço): A expectativa é a melhor possível, a ala de compositores é uma ala que nos acolheu muito bem, é uma ala de amigos, então tem tudo para ser uma disputa muito bacana, muito interessante e com belas obras.

( Parceria 13 – Bira): Eu costumo dizer que a nossa parceria é composta por muita gente chata, chata porque quer ser perfeccionista, chata porque sabe do compromisso com a escola, é trabalho de artesão, não existe uma produção, é só aquilo que é feito e para esse fim, quando você produz de maneira como Ford fazia, é produção em escala, faz samba pra um, faz samba pra outro… Nós não, só fazemos samba para a Unidos da Porto da Pedra, então a gente tem esse compromisso de fazer sempre o melhor e aí é uma discussão imensa, são compositores, são pensantes, pessoas que pensam o tempo inteiro, gente que conhece melodia, gente que conhece letra, então a gente está o tempo inteiro buscando fazer o melhor. Então a gente sempre tem uma expectativa que o samba da nossa parceria seja o samba escolhido, porque a gente tem muito compromisso com a escola.

3 – O que achou dos sambas concorrentes?

( Parceria Evaldo – Paulo Beckham): Muito bons, os 6 sambas inscritos, como eu acabei de dizer, esse ano a Porto da Pedra está com uma boa safra e isso tudo por conta de um belo enredo que o nosso carnavalesco, Jaime Cesário, trouxe para nossa querida Porto da Pedra, bons sambas em termos de letra, melodia, segmento, enfim, tudo indica que será uma grande disputa e vai ficar difícil para a diretoria escolher o samba campeão.

( Parceria 5 – Nier Ribeiro): A competitividade aqui é dura, aqui o bicho pega mesmo, aqui é um melhor que o outro e um querendo ser melhor que o outro, filho de qualquer pai é bonito, não tem filho feio. Para mim são todos bonitos, sabe por que? Porque aquele que ganhar, sendo eu ou não, eu vou para avenida cantar com maior orgulho porquê é da minha escola, não é mais do compositor.

 (Parceria 9  – Jarrão): Todos eles muito bons.

(Parceria – Ailson Picanço): Vai ser uma disputa difícil, uma disputa em alto nível.

( Parceria 13 – Bira): Eu tenho uma profunda admiração por todos os compositores, eu sei o quanto é trabalhoso, é custoso, custa tempo, dinheiro, botar para pensar, mas eu respeito todos eles porque quem vem para a Porto da Pedra apresentar uma obra tem que ser respeitado, está querendo fazer o melhor. Eu respeito todas as obras pensando sempre no melhor para a Porto da Pedra e a partir do momento que o presidente falar que o samba tal vai estar na avenida, ele deixa de ser da parceria e passa a ser da escola e aí todas as parcerias abraçam e saem cantando e ensaiando para a avenida, é uma característica da Porto da Pedra, ninguém saí chiando, reclamando, todos abraçam o samba escolhido.

4 – Ano passado a escola não conseguiu nenhum 10 em samba e enredo, acha que esse ano a escola traz sambas melhores e mais fortes para conseguir a nota máxima?

( Parceria Evaldo – Paulo Beckham): Com certeza, tendo em vista o enredo, que é um grande prato cheio para o compositor fazer um bom samba, eu já vi que dentro das 6 obras, o que for de melhor e o que for escolhido pela diretoria vai trazer a nota máxima para a nossa escola nesse quesito.

( Parceria 5 – Nier Ribeiro): Eu não vejo por esse lado, do samba melhor ou do samba pior, eu acredito, acredito não, tenho certeza, que existe uma discriminação muito grande contra as escolas do subúrbio, contra as escolas do outro lado da poça d’água, contra as mais pobres que outras, então isso tem um peso, você vale pelo que você tem.

(Parceria 9  Fernando Macaco – Jarrão): Com certeza!

(Parceria – Ailson Picanço): Se Deus quiser, o julgamento é do júri, cabeça de jurado cada um tem a sua, mas eu acredito que nós vamos ter uma disputa em alto nível e que com certeza a Porto da Pedra vai saber escolher o melhor samba, o que for desejo da sua comunidade.

( Parceria 13 – Bira): Esse quesito, assim como vários outros, é um quesito muito subjetivo, a gente encontra muita discrepância, muita divergência entre um julgador e outro, o quesito samba-enredo é dividido em dois sub-quesitos, letra e melodia,  e a gente faz de tudo para acertar para poder ter um 10, o samba das majestades do samba, que foi também da nossa parceria, foi o primeiro a ganhar nota máxima, isso nunca tinha acontecido na Porto da Pedra, seja no grupo especial ou no grupo de acesso, porém nós no ano passado tínhamos uma expectativa muito boa e não aconteceu.

5* – O que te levou a concorrer pela Porto da Pedra esse ano?

(Parceria – Ailson Picanço): A Porto da Pedra é uma escola grande, então nós temos alguns parceiros, por exemplo o Gustavo, que é nascido e criado aqui na Porto da Pedra, somos uma parceria de amigos, onde nós buscamos disputar samba por amizade, o que é satisfatório para a gente é ver o pessoal abraçando nosso samba e então a gente que trazer um ar nostálgico e moderno ao mesmo tempo. A  Porto da Pedra é uma escola grande e é por isso que o slogan do nosso samba é “Quem duvida de mim, não entende de samba” porquê quem duvida dessa escola não sabe o que é samba.

(* – A pergunta 5 foi feita somente para o Ailson Picanço pois é seu primeiro ano concorrendo na Porto da Pedra.)

  • Jaime Cezário, carnavalesco
  • Jaime Cezário -Carnavalesco – Fotógrafo: Matheus Lourenço

1 – Esse é o terceiro ano consecutivo que a escola vem trazendo um enredo cultural, você acha isso importante para que a escola consiga voltar para o grupo especial?

Eu acho maravilhoso porque na realidade nós estamos promovendo aquilo que a escola de samba deve fazer, levar informação e cultura no seu desfile e a Porto da Pedra, graças a Deus, nesses três anos vem com três enredos culturais, o carequinha não era meu, mas a marchinha e agora o das rainhas do rádio é de uma sequência bonita de enredos, promovendo exatamente a cultura do nosso país.

2 – O enredo sobre as rainhas do rádio e sua sinopse deram abertura para um desfile incrível, qual sua expectativa para o carnaval 2018 da porto da pedra?

A expectativa é sempre a melhor possível porque vamos trabalhar para isso, queremos acreditar que a Porto da Pedra faça o melhor desfile desses três anos, estamos trabalhando e quem sabe em 2018 a gente faça valer essa homenagem as rainhas do rádio.

  • Cintya Santos, Porta-bandeira
  • Cintya Santos, Porta-bandeira – Fotógrafo: Matheus Lourenço

1 – Vocês já caíram na graça da comunidade faz tempo, a colocação de vocês como primeiro casal agradou grande parte da comunidade, como se sentem com esse novo posto?

Me sinto muito feliz, lisonjeada em estar defendendo o pavilhão no qual minha mãe também foi primeira porta-bandeira, primeira porta-bandeira quando a escola surgiu, é uma emoção, é uma honra estar na Porto da Pedra.

2 – O casal do ano passado foi muito bem na avenida e só perdeu um décimo, como estão os preparativos para manter o bom resultado visando melhorar ainda mais o desempenho da escola?

O ensaio que é fundamental, além do ensaio, a dedicação e a gente  procurar a não botar tanta coreografia na dança, a dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira é mais o olhar “namorado”, então eu quero focar muito nisso, menos coreografia e mais dança.

3 – Cintya, esse ano você vai substituir uma das maiores porta-bandeiras cariocas, a Lucinha Nobre, está feliz por estar, agora, nessa posição?

É tanta felicidade que se eu for falar, eu vou ficar toda vida e não vou conseguir explicar, é uma honra defender o mesmo pavilhão que a Lucinha Nobre, que hoje é uma grande amiga minha e da minha família. A Porto da Pedra me possibilitou conhecer essa mulher que eu sou muito fã, então tenho que trabalhar mais e mais para tentar chegar aos pés dela.

4 – Você e o Rodrigo estão juntos como casal de mestre-sala e  porta-bandeira faz anos, a amizade de vocês se estendeu para fora da quadra? E isso ajuda na hora da dança?

Sim, nós somos amigos há mais de 10 anos, ele começou aqui no projeto da minha avó. Nós temos amizade fora, ele é meu cumpadre, padrinho de consagração da minha filha caçula, então além de ter uma dança, nos somos amigos sim e isso ajuda muito.

Assim finalizamos a cobertura da sensacional feijoada do Tigre agradecendo a Presidência/Diretoria, componentes, Assessoria de imprensa e parcerias dos sambas concorrentes.

Local do Evento: Travessa João Silva, 84 – Porto da Pedra, São Gonçalo – RJ, 24436-000

Reportagem: Brenda Siqueira

Fotógrafo: Matheus Lourenço

16 comentários

comments user
Renato Vieitas

Show!! parabéns a toda equipe!

comments user
Gabriel Alves

Tiraram muita onda, parabéns! 👏👏

comments user
Paladino da boemia

Olha a equipe do Rod Torres dando um show de cobertura.
Brenda e Matheus, vcs estão de parabéns.
Excelente coluna !!!!!!!

comments user
Patricia Braz

Parabéns Brenda e Matheus👏👏👏👏

comments user
Cheila Amorim da silva

Parabéns a todos pela excelente coluna… Fizeram um ótimo trabalho… Ficou show de bola..!!

comments user
Luciene Siqueira

Parabéns a toda equipe…em especial a Brenda e ao Matheus pela excelente matéria! Ficou show! Sensacional!

comments user
Rose

Parabéns a lindíssima jornalista Brenda Siqueira, sempre atenta aos eventos culturais de nossa cidade, arrasou!!!

comments user
BRUNO SÃO PAIO

Gostei muito da matéria, vocês estão de parabéns, espero poder ler mais e ficar por dentro do que está rolando ba nossa escola de samba querida.
Parabéns minha filha querida e meu Genro, vocês vão longe.

comments user
Beatriz Gentil

Olha toda a equipe está de parabéns, dando um show magnífico de cobertura.
Brenda e Matheus, vocês arrasaram como sempre, estão de parabéns. Orgulho define!
Excelente matéria!!

comments user
Mariluci Siqueira

Parabéns aos meus queridos sobrinhos, deram um show de cobertura!! E a equipe da Capivara, em especial o Rodrigo Torres, sucesso nessa caminhada!.

comments user
Verônica

Que cobertura hein!
Estive presente e foi tudo muito bem detalhado!
Parabéns ao site por repassar essa energia boa e a dupla de jornalistas que foram um sucesso.
Que venham muito mais! É só o começo de tudo… Avante Tigre!
Sucesso Rodrigo Torres e Brenda !

comments user
Michele jardim de oliveira

Parabéns é só o começo de muitos sucesso confie
Tia Michele e tio pc

comments user
Luciana

Excelente matéria! Sucesso para vocês!

comments user
Rosana Galindo

Felicitações a equipe da Capivara e a Rodrigo Torres, pelo belo trabalho realizado. Que Deus abençoe abundantemente a todos. E que a Capivara dê bastante cria!!!

comments user
Marcelo Ferreira

Parabéns a todos os envolvidos na belíssima cobertura da feijoada e apresentação dos sambas de enredo!!! Que seja a primeira de muitas e que as reportagens possam dar uma maior visibilidade a Porto da Pedra na mídia!!! A Porto da Pedra, precisa resgatar a sua imagem e apresentação de grandes carnavais!!!

comments user
adilson de oliveira siqueira

Olha a Capivara aí gente!!!!

Alô Porto da Pedra: “Sou Porto da Pedra, faço samba com amor. Vim de São Gonçalo mostrar meu valor…”

Parabenizo o Rodrigo Torres, Matheus e Brenda pelo excelente cobertura.

Show de bola!!

Avante Capivara e Avante Tigre

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner