×

Fome de bola?

Fome de bola?

Normalmente utilizamos a expressão fome de bola para tentarmos demonstrar a vontade ou vigor necessário que uma equipe deve demonstrar em Campo. No entanto testemunhamos um fato lamentável no futebol brasileiro, quando um jogador do Central-PE, durante uma entrevista após a derrota de seu time, quando afirmou com todas as letras que os jogadores estavam passando fome.

O futebol mundial hoje é um esporte de performance e sempre é falado sobre necessidade da existência de Centros de Treinamento, tecnologia de ponta na recuperação de jogadores, entre outros artifícios existentes em razão da evolução contínua do esporte, mas quando em 2017, vemos uma situação vexatória como esta devemos no mínimo questionar qual o rumo do futebol brasileiro.

Podem afirmar que não foi em um time de ponta, ou que foi um fato isolado, mas não tem como negar que algo está muito errado. Há tempos que sabemos de histórias de jogadores que possuem outras profissões além do futebol, de times que se reúnem apenas nos dias dos jogos para poder jogar e até mesmo de presidente de clube que também é jogador tornando-se folclore do futebol brasileiro.

Podemos questionar qual o papel das federações de futebol do Brasil, bem como o papel da toda poderosa CBF, não acredito que deva ser assistencialista ou mesmo paternalista como até acontece em alguns locais, mas pelo menos deveria existir uma tentativa de tornar os campeonatos estaduais rentáveis, mas o que vemos é sucateamento de campeonatos que até então eram pelo menos disputados e chamavam a atenção do público. Até mesmo o campeonato do Rio de Janeiro que tinha uma fórmula conhecida e até invejada por alguns estados hoje possui um campeonato deficitário e com poucos atrativos ao torcedor.

Quando um jogador dá uma entrevista afirmando que jogou com fome, pode não significar o fundo do poço, mas fica claro que não adiantou muito ter gasto bilhões de reais para realizar a Copa do Mundo aqui, pois hoje muitos dos estádios construídos estão sendo sucateados também.

Por isso cabe a reflexão para aqueles que ainda amam o futebol apesar de coisas como esta.

P.S.:Após as declarações do jogador os dirigentes do clube ainda afirmaram que não era bem assim e que o jogador estaria a fazendo “tempestade em copo d’água”.

Já sabemos para onde a corda irá arrebentar.

Por Fabio Araújo

a capivara deu cria

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner