×

Brigar pra que? A torcida Capivara é só Paz e Amor!

Brigar pra que? A torcida Capivara é só Paz e Amor!

 

“Brigar pra que? Se é sem querer… Quem é que vai nos proteger?!” É começando com esses versos do nosso eterno Renato Russo que começo esta coluna nos questionando o porquê da violência nos estádios? Pois é… Um assunto batido e Debatido a muitos anos e mesmo assim continua a assustar e afastar os amantes do futebol no Brasil e no resto do mundo!

E neste último fim de semana de rodada do Brasileirão com grandes dérbis do nosso futebol… Mais uma vez assistimos cenas de barbáries e tristeza! Caos no Futebol brasileiro! Onde isso vai te levar cara? Seja por política! Por uma bestial rivalidade! Isso empobrece cada vez mais o nosso futebol! Os clubes tentam promover os jogos para incentivar as famílias a frequentar os estádios mas quem vai frequentar sabendo que corre o risco de ser atingido por tiros, porrada e bomba?

No Clássico Vasco x Flamengo a Torcida do Vasco motivada sei lá porque ( boatos dizem ser motivos políticos devido as eleições no clube que se aproximam… Prefiro acreditar que seja pela derrota hehehehe) resolveram confrontar a Polícia que não está nem um pouco paciente e a gente sabe o motivo… E pior, confrontar os próprios torcedores Vascaínos! Resultado disso? Estádio interditado, um torcedor morto , alguns feridos e sendo motivo de chacota e de notas de repúdios na imprensa e papos de botequins… Que Papelão “torcedor”!!

Aí quando penso que seria apenas esse triste acontecimento que iria manchar a rodada do Brasileirão, eis que no Engenhão a torcida do Botafogo resolve entrar em confronto com a torcida do Atlético Mineiro… Aí algum infeliz me faz uma citação: “-Ah! Mas a briga não foi dentro do estádio!” Eu na minha santa paciência capivariana respondo.. “-Faz diferença?”

A verdade é que não adianta interditar estádio, realizar jogos com portões fechados… Banir as torcidas organizadas? Também não! Nem todos ali estão pra brigar! Agora identificar os baderneiros, prender e punir realmente os mesmos … talvez seja a solução mais imediata para restringir os conflitos… Não adianta exigir que o mesmo compareça as delegacias nos dias dos jogos… Porque as autoridades irão conseguir manter este controle de frequência? Até porque seriam muitos caso realmente acontecesse!

Então minhas capivaras! Vamos fazer a nossa parte que é ir aos estádios! Torcer, vibrar com os nossos times de coração! Brigar não tá com nada! Futebol e Paz e amor!

By Capivara Atleta
@rodrithor
@capivaradeucria

 

2 comentários

comments user
Cesar Barbosa

“Ligada ao famoso clube londrino, o Chelsea, os hooligans do Chelsea são conhecida pelo seu forte racismo. Kevin Whitton, membro dos Headhunters, foi condenado a prisão perpétua, depois de ter cometido um dos piores incidentes do hooliganismo da Inglaterra. Depois de o Chelsea ter perdido a partida, Whitton e alguns amigos invadiram um pub cantando “Guerra, Guerra, Guerra”. Alguns minutos depois, o gerente do bar (que era americano) estava perto da morte, com um dos hooligans falando: Malditos americanos. Vem pra cá roubar nossos empregos.” (https://en.wikipedia.org/wiki/Chelsea_Headhunters)
Lembrando que na Inglaterra é praticado o direito consuetudinário, então uma pena depois de aplicada só pode ser recorrida para saber se ele foi certa ou errada, mas não para ser minorada ou agravada, ou seja será cumprida até o fim. Num recurso Kewin acabou só cumprindo 03 anos pois ele não foi o responsável por aquele ataque.
Lembro de ter visto um pequeno filme deste julgamento e o Kevin Whitton estava cheio de empáfia como se fosse algum herói, quando ouviu a pena … desmaiou.
Torcida que briga deveria ser considerado como base a formação de quadrilha – 01 a 03 anos de pena – e depois considerar os agravantes, enquanto não se usar inteligência para combater este tipo crime ao invés de força, estaremos combatendo no campo adversário.

comments user
Rodrigo

Pois é camarada! Se aplicassem no Brasil a parada seria outra!! Abraços

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner