×

Homem Aranha – De volta ao lar

Homem Aranha – De volta ao lar

Homem Aranha Homecoming

CONTÊM SPOILERS

Finalmente conhecemos detalhes deste “renovado” Homem Aranha. Ele já fora apresentado em Capitão América – Guerra Civil, mas agora foi oficial, com direito a participação especial do Homem de Ferro como coadjuvante ajudando a criar uma nova perspectiva para o cabeça e teia.

Todo mundo já conhece a origem do Homem Aranha, com a já conhecida picada de aranha ou radioativa ou geneticamente modificada, mas faltava o Aranha na escola, mas na escola de verdade, ainda que o primeiro filme vivido por Tobey Maguire tenha sido “ambientado” em um nicho estudantil não fora tão fiel como no Homecoming, onde agora vemos um adolescente mais real e com os problemas e preocupações juvenis compartilhada com a grande responsabilidade que bateu a sua porta. Mesmo Andrew Garfield sendo mais falante durante as lutas não chegou tão próximo a essência do cabeça e teia tão bem representado por Tom Holland .

Esse “novo” Aranha está bem próximo aquele dos quadrinhos com a obvia necessidade de adequação a realidade atual, não tem como seguir exatamente a história em  sua origem primária, até porque foi criado no início da década de 40 la no não tão longínquo seculo XX. A essência do Homem Aranha não foi modificada e isto faz um diferença significativa.

O Queens está totalmente presente e resgata a ideia de “amigão da vizinhança” dos quadrinhos, o filme segue um ritmo interessante com o Peter Parker com o uniforme já com a tecnologia e em determinado momento ele fica sem ele e “volta a suas origens” usando apenas sua força física e habilidades inerentes ao personagem.

Confesso que nos trailers o vilão personificado pelo Michael Keaton, me deixou com o pé atrás, com receio de ser um “Birdman” às avessas, mas creio que o Abutre cumpriu bem o papel, pois ainda que seja um vilão clássico do Homem Aranha, não possui o peso do Duende Verde, do Venon ou do Dr. Octopus. Então a mudança da origem também não faz muita diferença, pois nos quadrinhos o Abutre era um assaltante de banco que voava e só, e aproveitar a continuação do Capitão América – Guerra Civil e dos eventos anteriores com a utilização da tecnologia alienígena foi uma ótima sacada para justificar o Abutre tecnológico.

Tom Holland está excelente como o cabeça de teia adolescente, ele representa o que há muito esperávamos, adolescente começando a entender sobre ” grandes responsabilidades” e sem a utilização da famosa frase que é o Norte do Amigão da vizinhança, a paixão acompanhada pela timidez exacerbada e o valentão também está presente.

Outra característica deste filme é a “atualização” das personagens em relação as suas características físicas.Os estereótipos foram todos quebrados e já houve demonstração disto no filme anterior com a apresentação de uma Tia May bem mais nova do que a tradicional “senhorinha” que era quase a avó do Peter. Não há o Flash loiro fortão, mas a suas características estão presentes, foi incluído um “parceiro” para o Homem Aranha que se autointitula de foma bem engraçada e funcional no filme. Tem um par romântico para o Cabeça de Teia que acaba sendo parte importante durante o filme e preparem-se porque MJ está lá.

Existe referência, de forma bem interessante, a cena clássica do beijo do primeiro Homem Aranha do cinema, há referência a Star Wars, Curtindo a vida adoidado e claro referência a cenas clássicas dos quadrinhos e tudo de forma sutil. Não é o melhor filme de heróis já feito, mas é um filme divertido sem o sangue já tão presente nos filmes da Marvel, não que faça tanta diferença, mas certamente uma sequência em que o Aranha é surrado poderia ter pelo menos um aranhão e algum sangue escorrendo, enfim.

Trata-se de um filme para a família se divertir de forma descontraída e sem sustos, vale a pena.

Por Fábio Araújo

P.S.: Tem cenas pós créditos, que indicam um possível vilão da sequência ou ampliando a margem para a interpretação de que alguns vilões possam surgir na vida do cabela de teia de uma vez só.